quarta-feira, 9 de maio de 2012

Créditos finais

Sou daqueles cinéfilos que gostam de estar no cinema até ao fim dos créditos finais. Faço-o por uma questão de atitude e de princípio, mas também para ler certas informações úteis que me possam interessar (elenco, director de fotografia, autor da composição musical...) ou, simplesmente, para reflectir sobre o filme enquanto ouço a banda sonora que estiver a tocar (claro que há créditos finais mais interessantes do que outros). Por isso sempre me fez confusão a atitude daqueles espectadores que, ao mínimo sinal do fim do filme, se levantam apressadamente da cadeira enquanto comem as últimas pipocas que restam do balde. Ou o inacreditável caso de certos projeccionistas que terminam a projecção assim que começa a rodar as legendas finais. Para mim, um filme acaba, verdadeiramente, no fim dos créditos finais.
Creio que o verdadeiro cinéfilo cultiva uma disciplina comportamental com algum rigor, como se a sala de cinema fosse um espaço de culto religioso. E quem fala dos créditos finais, fala do genérico inicial (quando existe). E neste aspecto, partilho a opinião de Woody Allen: "Se chego ao cinema dois minutos depois do início do filme, fico com a sensação que perdi metade do mesmo". 

2 comentários:

Peter Gunn disse...

Também partilho da mesma opinião... às vezes a minha esposa ainda me pergunta o que raio estou a fazer... e eu respondo-lhe na brincadeira que estou à espera dos apanhados do filme!

Quanto ao perder o ínicio do filme deve ser das coisas que mais me lixam na vida!!!

Cumprimentos :)

Fã da TV e Cine disse...

Ah, haja alguém como eu, que não percebe porque razão as pessoas se levantam logo das cadeiras apressadas e que aprecia e considera os créditos finais como parte do todo.