terça-feira, 15 de maio de 2012

Tim Burton - uma questão de DVDs

O jornal Público irá lançar, entre o dia 22 de Maio e o dia 10 de Julho, a Colecção Tim Burton, composta por oito filmes da autoria do realizador. "Eduardo Mãos de Tesoura", "Sweeney Todd – O Terrível Barbeiro de Fleet Street", "Charlie e a Fábrica de Chocolate", "A Lenda do Caveleiro sem Cabeça", "O Grande Peixe", "A Noiva Cadáver", "Marte Ataca" e "Planeta dos Macacos" são as obras escolhidas para distribuir às terças-feiras, ao preço de 5,95€. É bom que haja, de quando em vez, edições deste género para o grande público que não costuma comprar DVD. Porque, a bem dizer, não faz grande diferença para quem é cinéfilo e tem por hábito adquirir, ao longo dos anos, filmes em DVD como um verdadeiro coleccionador.
E para ser rigoroso, a minha opinião é que faltam quatro filmes esenciais da filmografia de Tim Burton nesta colecção (alguns nunca tiveram edição nacional): "Ed Wood", "Batman", "O Estranho Mundo de Jack" e "Pee Wee's Big Adventure". E dispensavam-se os DVD de "Planeta dos Macacos" e "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", que considero títulos menores de Burton. Mas claro, esta é a minha opinião (como diria Herman José - "pode haver outras"). 

7 comentários:

pedro polonio disse...

nesta colecção só considero essenciais 3, a saber: a noiva cadáver (até o meu filho de 5 anos gostou de ver), marte ataca & eduardo mãos de tesoura.
nenhum dos outros é filme para ter vontade de rever nos tempos mais próximos.

João Palhares disse...

E o Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice! hehe Acho que é o único do Burton pelo qual metia a mão no fogo. Até porque sempre achei o Joe Dante um realizador mais interessante (e são muito parecidos, os dois). O Ed Wood é muito bom mas até prefiro o Planeta dos macacos dele àquele pastelão de filme dos anos 70 com o Heston, que nunca percebi porque é que é tão venerado.

Unknown disse...

Sim, é verdade, João: falta o Beetlejuice.
Pedro: as crianças gostam muito do universo do cinema de animação do Tim Burton. Sei também por experiência própria.

Loot disse...

A falta do nightmare before christmas ainda aceito porque não é realizado por ele (se bem que podia perfeitamente entrar na colecção).

Já Ed Wood, Batman, Beetlejuice, são uma grande falha infelizmente (ainda me falta ver o Pee Wee, acho que é o único que não vi dele).

João o final do planeta dos macacos com o Heston é mítico :D

abraço

Rato disse...

E pensar que o Tim Burton, numa entrevista, declarou que tinha feito a nova versão do "Planeta dos Macacos" por ser fã incondicional do filme original e querer assim homenageá-lo. Olhem se por acaso ele não gostasse do "Homem Que Veio do Futuro"? Livra!!!
E, sim, Loot, o final do 1º filme é mítico, sobretudo para quem o viu na altura da estreia, em 1968. Podem ler, se quiserem, o comentário que fiz sobre o filme no meu blog para melhor entenderem o "fenómeno"

O Rato Cinéfilo

Vanessa disse...

Concordo com a tua opinião, de qualquer maneira é uma boa colecção a ter!

PortoMaravilha disse...

Olá,

Eu acho que é na mesma interessante ver a versão de T. Burton. Nem que seja para a comparar com o filme de Rupert Wyatt. Quanto a mim, é Wyatt quem dá melhor seguimento ao livro de Pierre Boule "La planète des singes" e que serve de cenário à versão cinematográfica com C. Heston.

Nuno