segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cannes e o Facebook


Na velocidade e na massificação da informação cibernética actual, causa-me muita estranheza o facto da página oficial do Festival de Cannes no Facebook ter, apenas, 7.500 seguidores. É um número perfeitamente irrisório no contexto da internet à escala global.

Isto quando sabemos que abundam, no Facebook, páginas e páginas de "personalidades" que têm largas dezenas (ou centenas) de milhar de seguidores. Será de acreditar que haja, no universo dos 500 milhões de utilizadores do Facebook, somente sete mil e quinhentos que "gostem" do mais concorrido (e, porventura, melhor) Festival de Cinema do mundo? Por andam os cinéfilos do mundo virtual do Facebook?

13 comentários:

Tiago Ramos disse...

Existe uma explicação mais simples. Esta página é relativamente recente, criada de propósito para esta edição do Festival a 28 de Março. Recordo-me que o ano passado havia outra e por isso nem sequer procurei uma nova, assumindo que seria a mesma...

Unknown disse...

Tiago: não é explicação suficiente (pelo menos para mim). Repara que há várias páginas não oficiais no Facebook sobre Cannes e nenhuma ultrapassa os 10 mil seguidores (ou "amigos"). A página oficial que referi está linkada ao site oficial do festival. Mesmo que tenha sido criada há pouco tempo, mantenho a minha surpresa com um número tão baixo de seguidores. Um festival que motiva a atenção de milhões de cinéfilos em todo o mundo?...

No fim de contas, este nem é um assunto importante (o que interessa mesmo é discutir o cinema), foi apenas uma chamada de atenção para este facto que, insisto, ainda não tem explicação cabal para mim.

Ramires disse...

Os cinéfilos sentem repulsa pelo Facebook! Uma mera manifestação de desprezo por uma rede social.

Anónimo disse...

E fazem muito bem. Facebook *facepalm*

Álvaro Martins disse...

Partilho da opinião do Ramires.

Rato disse...

Idem idem, aspas aspas

Anónimo disse...

Concordo. Os fãs do facebook são mais o género de fãs do Ronaldo ou do Bieber, que do Malick ou do Godard.

Rafael Fernandes disse...

Esse tipo de comentários generalistas e vazios escondidos atrás dum "anónimo" são ridículos. Eu uso o facebook com regularidade, e como tal devo ser desses fãs do bieber e do ronaldo.. Mas só não era fã da página de Cannes, porque desconhecia a sua existência. Apenas isso. Umas páginas propagam-se como os coelhos, outras nem por isso.

Anónimo disse...

Ainda não percebeste que pôr "Rafael Fernandes" ou não pôr nada (nem toda a gente tem conta no blogger) é a mesma coisa? Tirando as 'figuras públicas' somos todos anónimos na net, ou se quiseres, ninguém o é (há os IPs e tal).

Anónimo disse...

bem, olhando prós blogs do sr. rafael fernandes confirma-se, o homem é um dos "fãs do Ronaldo ou do Bieber".

Jorge Teixeira disse...

Por acaso também não sou fã da pagina do festival de Cannes, primeiro porque não acompanho muito o festival e segundo porque não gosto de povoar o meu mural de publicações de tudo e mais alguma coisa, costumo só ser fã do que gosto realmente e acompanho diariamente (e não que o festival não tenha interesse, atenção). Isto é hoje e segundo o meu conhecimento e motivação. Desde já digo que acredito que num futuro bem recente esteja a consultar e acompanhar esses festivais entusiasticamente.

De qualquer modo acho esta conversa um tudo ou nada vaga e generalista, se é verdade que muitos que povoam o facebook são os tais fãs do ronaldo e afins, também é verdade que existem muitos outros que utilizam o mesmo para enriquecer e expandir a sua cultura, através da interação e da informação. Agora claro que depende sempre do filtro que se faz, e isso o facebook permite, cada pessoa utiliza-o para o que bem entender. E é uma ferramenta útil, disso não tenho dúvidas.

abraço

Rafael Fernandes disse...

Bem, passando à frente de alguns comentários que nada tem a ver com cinema, e que são apenas parvos. Fui procurar a página do festival de Cannes, e a verdade é que também não foi fácil dar com ela. Apareceram uma série de páginas relativas ao festival, e a oficial nem foi das primeiras opções a aparecer. Talvez também isso explique o baixo número de "Likes".

PortoMaravilha disse...

Olá,

Eu não tenho página no Facecoisa.

Somos já quase 30 por cento da população fr a boicotar facecoisa.

Como escrevi no cosmeticas ( aqui não se trata de publicidade mas de informação ( como tal não há link, pesquise quem quiser ) a facecoisa censurou a página dum internauta Francês por este ter dado como imagem na sua página um dos quadros de Courbet.

O Festival de Cannes continua a ocupar um lugar de destaque na imprensa. Todos os dias continuam a haver suplementos em todos os diários.

Curiosamente, mas ainda é cedo para expôr conclusões activas, dois filmes começam a serem postos em destaque : "L'Apollonide ( souvenirs de la maison close ), tal como o filme " The Tree of Life"

Nuno