segunda-feira, 23 de maio de 2011

Malick divide


Como muitos críticos apontaram, o filme "The Tree of Life" de Terrence Malick ganhou a cobiçada Palma de Ouro do Festival de Cannes. Ao contrário do que seria de esperar, dada a qualidade artística inegável do realizador em causa, o filme não teve uma reacção unânime por parte da crítica: uns acharam uma obra magnífica, de extraordinária dimensão humana e estética; outros, pelo contrário, fizeram um juízo de valor mais negativo, apontando fragilidades no argumento e soluções visuais redundantes.

Julgo que foi bom ter havido esta disparidade de opiniões (na esteira de "Anticristo" de Lars Von Trier, lembram-se?), uma vez que a unanimidade crítica levanta quase sempre desconfiança. Deste modo, o espectador ou cinéfilo fará a sua análise de forma mais despretensiosa e livre. Sem constrangimentos.

E não vamos ter que esperar muito tempo, uma vez que esta última e tão esperada obra de Malick vai estrear já esta semana em Portugal.

3 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Vi hoje pela segunda vez (ante-estreia na Cinemateca) e, pelo que tenho discutido, incluindo com críticos, é realmente um filme que divide... eu situo-me no campo de pessoas que o adora. Julgo até que é um acontecimento cinematográfico sem precedentes, apenas comparável ao que foi com 2001 - Odisseia no Espaço. E relembro que esse também não foi um filme unanimemente bem recebido... é preciso por vezes dar tempo às obras-primas.

AndreW disse...

"apenas comparável ao que foi com 2001 - Odisseia no Espaço"

Eu pensei no mesmo quando o vi (também hoje na cinemateca).
E apesar de ainda estar tudo muito fresco...também me parece que me inclino para o campo que o adora.

Bruno Cunha disse...

Estou mesmo ansioso para assistir a este evento.

Abraço
Frank and Hall's Stuff