domingo, 12 de junho de 2011

Um western povoado de aliens?

Hollywood já não sabe o que fazer para inovar em ideias cinematográficas e os argumentistas e produtores recorrem às histórias mais bizarras no ensejo de cativar novos públicos às salas de cinema. É o caso do filme "Cowboys & Aliens" de Jon Facreau ("Homem de Ferro") que irá estrear no final de Julho.
Apesar de ter um elenco de qualidade e de ser produzido por Steven Spielberg, "Cowboys & Aliens" parece-me uma proposta inconsequente e redundante que mistura dois géneros totalmente antagónicos nas suas próprias premissas. Nem vai recuperar o western como linguagem nem vai regenerar a ficção científica (também, não me parece que seja essa a intenção do realizador). Servirá, quando muito, como objecto de entretenimento fátuo de "balde de pipoca" na mão durante o Verão que se avizinha.
O verdadeiro cinema segue dentro de momentos.
(O que diria John Ford desta variante do Western que ajudou a elevar à condição de arte?)

1 comentário:

Rafael Fernandes disse...

Não é preciso sermos tão fatalistas, por vezes são os conceitos mais descabidos e ridículos, que se transformam em grandes inovações. Estou curioso, mas também cauteloso. O facto de Spielberg já ter tentado algo parecido no último Indiana Jones, com um resultado desastroso, não me deixa muito optimista, mas vou esperar para ver.