quarta-feira, 28 de março de 2012

Cineclube, hoje


Que papel representam, hoje, os Cineclubes na divulgação e exibição do cinema?
Estou em crer que continuam a ter um papel importante, mas certamente não tão importante como há algumas décadas atrás. Parece-me que o período de ouro do cineclubismo em Portugal já terminou há uns bons anos. Tiveram uma função essencial de descentralização do cinema nos anos 60 a 90, mostrando o melhor do cinema clássico e de autor a novas gerações, em sessões e ciclos temáticos que preservaram a memória do cinema.
Desde há dez anos, sinto que os Cineclubes têm perdido força e capacidade de atracção, muito por culpa das alterações profundas dos hábitos culturais e da falta de condições financeiras para gerir uma associação deste tipo. Claro que ainda há bons exemplos de Cineclubes com dinamismo e até com público, mas a verdade é que nos últimos tempos muitos fecharam por esse país fora e outros estão com muitas dificuldades para atrair novos públicos.
Os hábitos de consumo e fruição do cinema mudaram muito na última década, e as novas gerações já não se revêem na necessidade de ir a um Cineclube para ver cinema. Os canais de TV por cabo, a Internet, os videojogos, as novas tecnologias de entretenimento, o DVD e Blu-Ray, entre outros factores, acabam por diminuir, fortemente, o papel de um Cineclube tal como outrora desempenhava.

3 comentários:

Sam disse...

Discutível...

Muitos cineclubes actualmente em funcionamento souberam adaptar-se aos novos tempos, tanto ao nível da sua programação como nos métodos de exibição cinematográfica.

São espaços não só de divulgação cinematográfico, como proporcionam debates que muita instituição "credenciada" na área é incapaz de reunir.

Cumps cinéfilos... por parte do co-fundador de um cineclube acabado de perfazer dois anos de existência.

José Manuel Romana disse...

Na actualidade, desconheço a vitalidade do cineclubismo.Mas parece-me, por mera intuição,que os cineclubes continuam a ser muito válidos por razões várias, expressas no texto e no comentário. Só por descuido não sou cineclubista.
Recordo, sem saudosismos, e confirmo a análise do primeiro parágrafo do texto, corroborando a importância que tiveram os cineclubes na década de 60.Eu pertenci a dois e ajudei a fundar um deles.Mas isto é passado.

Rato disse...

E eu que estava plenamente convencido que essa coisa de "cineclube" já só existia nas nossas memórias? Mas ainda bem que continuam a existir por esse país fora.