Um livro que já foi editado em 2004 mas que se mantém, cada vez mais, actualizado: o fim anunciado da película (celulóide) tal como a conhecemos hoje. A cultura digital e a evolução tecnológica dos últimos anos tem desencadeado canais alternativos de promoção das imagens. A internet e os recursos digitais impõem um novo paradigma de produção e fruição do cinema. Não é por acaso que David Lynch e David Fincher afirmam que nunca mais irão voltar a filmar em suporte de película (após as experiências positivas com câmara de alta definição digital). Este livro de Matt Hanson tenta responder às novas exigências formais, estéticas e técnicas resultantes desta autêntica revolução em curso. Constate-se a pequena revolução que o filme "Beowulf", de Robert Zemeckis, vai trazer à cultura das imagens e ao modo de as percepcionarmos: o nosso olhar face às imagens do ecran voltará a ser o mesmo daqui para a frente?
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
As imagens digitais - hoje e no futuro
Um livro que já foi editado em 2004 mas que se mantém, cada vez mais, actualizado: o fim anunciado da película (celulóide) tal como a conhecemos hoje. A cultura digital e a evolução tecnológica dos últimos anos tem desencadeado canais alternativos de promoção das imagens. A internet e os recursos digitais impõem um novo paradigma de produção e fruição do cinema. Não é por acaso que David Lynch e David Fincher afirmam que nunca mais irão voltar a filmar em suporte de película (após as experiências positivas com câmara de alta definição digital). Este livro de Matt Hanson tenta responder às novas exigências formais, estéticas e técnicas resultantes desta autêntica revolução em curso. Constate-se a pequena revolução que o filme "Beowulf", de Robert Zemeckis, vai trazer à cultura das imagens e ao modo de as percepcionarmos: o nosso olhar face às imagens do ecran voltará a ser o mesmo daqui para a frente?
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