segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O maior pesadelo de Lynch em DVD!

Finalmente! O filme de culto por excelência de David Lynch, "Eraserhead" (1977), vai ter uma edição condigna em DVD no mercado espanhol (já que no português, nem vê-lo). No país de "nuestros hermanos" o título tem uma tradução à letra - "Cabeza Borradora"; por cá o título é mais imaginativo - "No Céu Tudo é Perfeito" e teve em tempos uma edição em VHS da Costa do Castelo. Nunca percebi como é que um filme tão marcante da história do cinema não teve ainda uma edição em cópia digital para gáudio dos (muitos) fanáticos portugueses do cinema lynchiano.
Seja como for, a partir do final deste mês, o site dvdgo.com vai disponibilizar este filme que é uma verdadeira obra-prima da estética do bizarro. Para além do filme, a edição conta ainda como extra, uma extensa entrevista (83 minutos) com o realizador a propósito da concepção atribulada da sua primeira longa-metragem - isto porque Lynch já tinha outras experiências a realizar curtas-metragens que anunciavam o tremendo furacão que seria "Eraserhead". Uma obra de grande ousadia formal e arrojo estético (a particularidade da banda sonora ser toda constituída por ruídos e quase não haver diálogos, por exemplo) que o cineasta Stanley Kubrick considerava uma das suas favoritas de sempre. Demorou 5 penosos anos a filmar e a produzir este pesadelo pós-industrial (dificuldades financeiras), mas "Eraserhead" erigiu-se como um dos filmes de maior culto e adoração (e repulsa, diga-se) da história do cinema. Obrigatório (na imagem - capa do DVD).
Para fazer uma reserva, carregar aqui.

4 comentários:

::Andre:: disse...

Sou um grande fã do Lynch e nunca vi este filme, que pecado... Já o cheguei a "sacar", mas ver cinema no pc não é para mim. Esta edição espanhola não é muito interessante para mim, nem legendas PT tem, mas vou tratar de investigar noutros lados.

Impensamental disse...

Eraserhead vi esse filme em 1979 em Paris no cinema “l'Olympic Entrepôt”, Sala de cinema que pertencia ao “Frédéric Mitterrand”, uma sala “d'art et d'essai”, como ainda naquele tempo avia umas poucas naquela grande cidade, ainda sei com quem vi esse filme de David Lynch, com o Joaquim da Silva Pereira (Quim p), o Pierre Jean Labousse, e o Maurice, vinha mos de um ensaio musical no bairro deles no “14º arrondissement” (eu naquele momento exercitava-me ao baixo, que deixei por ter uma fraca orelha musical, mas ainda tenho o meu baixo de marca “Stéphanson” assim que a minha guitarra “Gibson”, e fui continuando nas artes plásticas). A sala estava cheia quando começou o filme e foi se esvaziando pouco a pouco, nos ficamos lá e repetimos o filme mas 3 vezes, e sempre igual em cada sessão a sala enchia e depois esvaziava para uns vinte por cento do publico. Mais tarde em 1984 depois de ter revisto este filme mais de 10 vezes e sempre em salas de cinema, fiz na minha seria em preto e branco com azul cortado por linhas vermelhas, um quadro ligado ao filme Eraserhed, ( a minha tradução é cabeça de apagar, como se vê no filme, fazem borrachas para o topo dos lápis com a cabeça do personagem), depois de este filme, fiquei mesmo fã do senhor David Lynch, do qual vi muitos outros filmes, mas ainda me faltam alguns, poucos… Bom dia Victor

Unknown disse...

Óptimo relato, Kim!

VA

::Andre:: disse...

Este kim tem muito para nos contar, vai postando :)