quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fórum Sons

´
A era da cultura digital faz-se muito por intermédio de fóruns como este. Espaço online que congrega uma verdadeira comunidade virtual de cibernautas que se interessam por mil e uma coisas. Mas sobretudo de música. O Fórum Sons surgiu ainda antes do boom dos blogues, numa plataforma associada ao jornal Público, há cerca de 10 anos atrás. Por essa altura, apesar de ainda ser um recém-chegado ao maravilhoso mundo da Internet, tornei-me de imediato um membro desta comunidade (à época, ainda bastante restrita). Mais tarde o Fórum Sons mudou-se para outra morada (a actual) e nos primeiros anos, este espaço foi um autêntico viveiro de músicos, jornalistas (como o malogrado Fernando Magalhães, que foi um dos principais impulsionadores do fórum), e amantes de música em geral.
Até 2005, sensivelmente, o Fórum Sons foi a principal plataforma de discussão e de partilha de música do Portugal virtual: conheci muita música no fórum, muitas pessoas realmente interessantes e bem informadas, houve discussões (na melhor das acepções) homéricas à volta de questões do mundo da música e do cinema, serviu de promoção e divulgação de alguma da melhor música que se fazia no mundo inteiro (Portugal incluído). Depois de 2005, e apesar das regras de conduta impostas por moderadores, o Fórum Sons banalizou-se e a sua credibildiade caiu: insultos, lavagem de roupa suja, participação de cibernautas que adulteravam o espírito do fórum, levou a que alguns dos mais interessantes membros tivessem abandonado definitivamente o Fórum e o desinteresse generalizado tomasse conta do espaço.
Actualmente tem 3 mil membros, muitos ainda pretendem discutir seriamente assuntos relacionados com música, mas muitos outros quase o transformam num fórum "teenager" que discute unicamente frivolidades. Entretanto, com o advento massivo do fenómeno da blogosfera, a opção prioritária tornou-se a de criar um espaço virtual próprio, onde se pudesse falar de temas que se quisesse sem ser incomodado com assuntos e membros sem interesse. Foi o meu caso com a criação deste blogue. Foi o caso de dezenas de outros ex-membros que desistiram da participação no fórum para gerirem os seus próprios espaços virtuais de informação.
Ainda assim, passo lá quase todos os dias, porque faz parte da minha rotina de leitura diária, para averiguar novidades interessantes e trocar impressões com membros da velha guarda. Num dos últimos dias, reparei que está por lá disponível o disco dos Buraka Som Sistema, entre muitos outros discos actuais, e soube que o Mike Patton vai formar um novo projecto musical com o vocalista dos TV on The Radio e um músico dos Subtle.
No fundo, a verdade é esta: o mundo avança, e com ele os formatos de fruição e partilha da informação digital.

5 comentários:

Beep Beep disse...

Falta aí o álbum da Bomb Squad a caminho. ;)

Unknown disse...

Ai é? Excelente notícia!
VA

::Andre:: disse...

Já fiz amigos no Fórum, amigos mesmo.

xadoc disse...

Subtle é do pouco hip-hop que gosto e tv on the radio adoro tirando o último álbum que não me cativou. Mas é uma excelente notícia.
Era bom haver um resumo assim do fórum sons todas as semanas para não perder tempo com o resto da tralha.

Anónimo disse...

Pois é Victor, concordo com alguns pontos... Cresci bastante criativamente graças a críticas construtivas e úteis por parte da boa vontade de BONS membros. Depois, gerou-se uma espécie de seita, de onde desse grupo se criaram sub-grupos. Onde pessoas que se dizem "jornalistas" demonstraram o seu verdadeiro carácter e toda a sua imparcialidade. Entrar nesse fórum foi o pior disparate que cometi em toda a minha vida...

GC