terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pascal Comelade


O músico francês Pascal Comelade mantém há mais de 20 anos uma carreira única e original no panorama musical europeu. A sua música é concebida e executada, quase exclusivamente, com o recurso a instrumentos de brincar – bateria, piano, trompete, viola – que se compram vulgarmente nos supermercados. A utilização destes brinquedos sonoros outorga uma sonoridade lúdica à música de Comelade, apesar da seriedade e variedade do reportório interpretado: blues, rock, tango, valsa, pop, country, música circense ou de cabaret. Em suma, uma música encantatória e sedutora como poucas.
Acaba de sair o seu mais recente disco, “The No Dancing”, título satírico, dado que a sua música é altamente dançável. Aliás, como é seu apanágio, os títulos das canções são sempre irónicos e imaginativos. “The No Dancing” é um magnífico disco que conta com a especial colaboração de quatro grande nomes da música contemporânea (cada um dentro do seu género): PJ Harvey, Robert Wyatt, Jac Berrocal (trompetista) Jaki Liebezeit (fundador dos Can). Basta ouvir o primeiro tema do novo álbum para o ouvinte ficar irremediavelmente seduzido pelo ambiente festivo criado por Comelade e músicos convidados. Para descarregar o disco é favor clicar aqui. E aqui fica uma magnífica demonstração do que é um concerto ao vivo de Pascal Comelade, que até mete um "tocador de palhinha" e tudo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço o Pascal Comelade. Aliás, sou familiarizada muito pouco com música francesa. Vou baixar o vídeo do You Tube para entrar em contato com o artista.

Impensamental disse...

já conhecia Pascal Comelade, mas foi um prazer para os meus ouvidos ligados ao meu ser todo a vibrar com o som. bom dia Victor.

Anónimo disse...

olá victor! não sei se te lembras de mim, conhecemo-nos no espaço cibernético há uns anos (chegaste a enviar-me um cd c/ uma óptima selecção tua - algumas coisas conhecia mas não tinha, outras passei a adorar)...
queria apenas agradecer-te...
também por este 'blog' e este 'post' (há muitos anos que andava muito curioso mas, se bem me lembro, nunca tinha ouvido).
até breve (espero), fica bem,
j.

Unknown disse...

Olá J.

Sim, recordo-me do nosso encontro. Obrigado pelas palavras e pela tua passagem pelo blogue.

Vau aparecendo. Abraço,

VA

Vítor Junqueira disse...

Atenção que é uma compilação... é que vale mesmo a pena ir descobrir os discos de onde provem os temas! ;)

Unknown disse...

vítor: obrigado pelo rigor da informação.
VA