sábado, 13 de dezembro de 2008

Cápsula do tempo - guardar a memória

Um dia Andy Warhol lembrou-se de guardar, em caixas de cartão, objectos do dia-a-dia. Objectos que iam de desenhos a canetas, bilhetes de cinema ou discos de estimação. A ideia é que essas caixas (centenas delas) servissem de marcas de uma época, e que fossem abertas muitos anos depois da sua morte. Warhol chamou a estas caixas de “Cápsulas do Tempo”, conceito que remete para a salvaguarda da memória colectiva e que ainda hoje acolhe defensores e praticantes.  É um desafio interessante pensar que objectos guardaríamos, pessoalmente, como referências culturais e sociais do nosso tempo, para servirem de testemunhos para o futuro (daqui a dezenas ou centenas de anos). Esse desafio foi lançado pela revista Sábado, convidando várias personalidades para escolherem sete objectos para a “Cápsula do Tempo”.

As minhas escolhas seriam estas:

  1. Os discos “Closer” e “Unknown Pleasures” dos Joy Division
  2. Filmografia completa de Andrei TarkovskiJacques Tati e Michael Haneke
  3. A trilogia “Qatsi” (DVD) de Godfrey Reggio/Philip Glass
  4. O livro “As Benevolentes” de Jonathan Littell
  5. Um caderno Moleskine com apontamentos
  6. Um computador portátil MacBook
  7. Uma guitarra eléctrica Fender Telecaster
Nota: a minha cápsula do tempo deveria ser aberta em 2069.

4 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Viva,

Está aberta oficialmente a primeira edição do Cinema Sites Awards. O grande objectivo deste galardão é premiar, e em certa medida, celebrar aquilo que melhor se faz nos mais variados sites de cinema portugueses e estrangeiros. O que vos vai ser pedido é que votem até ao dia 15 de Janeiro no vosso site preferido. Na barra lateral direita do blog têm a zona da votação, sendo os resultados posteriormente anunciados a 16 de Janeiro.

O Ante-Cinema convida o O Homem que Sabia Demasiado a participar nesta eleição, no link em baixo:

http://ante-cinema.blogspot.com/

Flávio Gonçalves disse...

Olá! Nunca tinha visitado o espaço, mas gostei muito e tenho muito para ler (não o vou fazer na totalidade, claro está). Mas parece-me demasiado merecido ires para os meus blogs recomendados. Continua! :P

Abraço

Anónimo disse...

Sortudos daqueles que abririam a tua caixa, só pelos álbuns dos Joy Division já valia a pena.

Lúcia disse...

Olha que bom desafio!:)
A pensar um dia destes o que guardaria;)