Um dia Andy Warhol lembrou-se de guardar, em caixas de cartão, objectos do dia-a-dia. Objectos que iam de desenhos a canetas, bilhetes de cinema ou discos de estimação. A ideia é que essas caixas (centenas delas) servissem de marcas de uma época, e que fossem abertas muitos anos depois da sua morte. Warhol chamou a estas caixas de “Cápsulas do Tempo”, conceito que remete para a salvaguarda da memória colectiva e que ainda hoje acolhe defensores e praticantes. É um desafio interessante pensar que objectos guardaríamos, pessoalmente, como referências culturais e sociais do nosso tempo, para servirem de testemunhos para o futuro (daqui a dezenas ou centenas de anos). Esse desafio foi lançado pela revista Sábado, convidando várias personalidades para escolherem sete objectos para a “Cápsula do Tempo”.
As minhas escolhas seriam estas:
- Os discos “Closer” e “Unknown Pleasures” dos Joy Division
- Filmografia completa de Andrei Tarkovski, Jacques Tati e Michael Haneke
- A trilogia “Qatsi” (DVD) de Godfrey Reggio/Philip Glass
- O livro “As Benevolentes” de Jonathan Littell
- Um caderno Moleskine com apontamentos
- Um computador portátil MacBook
- Uma guitarra eléctrica Fender Telecaster
4 comentários:
Viva,
Está aberta oficialmente a primeira edição do Cinema Sites Awards. O grande objectivo deste galardão é premiar, e em certa medida, celebrar aquilo que melhor se faz nos mais variados sites de cinema portugueses e estrangeiros. O que vos vai ser pedido é que votem até ao dia 15 de Janeiro no vosso site preferido. Na barra lateral direita do blog têm a zona da votação, sendo os resultados posteriormente anunciados a 16 de Janeiro.
O Ante-Cinema convida o O Homem que Sabia Demasiado a participar nesta eleição, no link em baixo:
http://ante-cinema.blogspot.com/
Olá! Nunca tinha visitado o espaço, mas gostei muito e tenho muito para ler (não o vou fazer na totalidade, claro está). Mas parece-me demasiado merecido ires para os meus blogs recomendados. Continua! :P
Abraço
Sortudos daqueles que abririam a tua caixa, só pelos álbuns dos Joy Division já valia a pena.
Olha que bom desafio!:)
A pensar um dia destes o que guardaria;)
Enviar um comentário