segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lech Walesa no cinema


Soube ontem que o realizador polaco Andrzej Wajda se encontra a realizar um filme biográfico sobre a figura histórica de Lech Walesa, Prémio Nobel da Paz em 1983 e chefe emblemático do Movimento Solidariedade, o mais poderoso sindicato polaco que nasceu nos Portos de Lenin. Foi também uma personalidade chave para a derrocada do comunismo nos países do leste da Europa.
O cineasta Andrzej Wajda, agora octogenário, é um dos mais destacados cineastas polacos da nova vaga dos anos 50 e 60, autor da mítica "Trilogia da Guerra" ("A Generation", "Ashes and Diamonds", "Kanal").
Sobre este "biopic", já veio dizer que se trata do filme mais difícil da sua carreira, tendo mesmo utilizado a expressão "Eu não quero, mas não tenho alternativa" - numa clara referência à mítica frase de Walesa utilizada numa campanha eleitoral no final dos anos 80. Não espanta esta preocupação e responsabildiade por parte de Wajda, uma vez que Lech Walesa é considerado um heróis anticomunistae um símbolo de resistência e de esperança.

Sem comentários: