Todos os cinéfilos sabem quão importante é o som num filme. Geralmente relegados para as categorias técnicas e de somenos importância, os técnicos e designers/editores de som de um filme de grande orçamento são absolutamente essenciais para dar credibilidade e qualidade à película. E trabalhar o som é uma arte cada vez mais complexa e especializada, na qual se incluem a mistura de pistas de áudio, montagem, efeitos sonoros, a gravação e espacialização do som, etc.
Para perceber um pouco melhor a dimensão do trabalho destes técnicos e criadores, nada como consultar o site SoundWorks Collection, criado em Novembro de 2009 pelo editor de som Michael Coleman em colaboração com a revista MIX. No site podemos encontrar artigos, fotografias e vídeos que abordam o fascinante e minucioso trabalho na área do som para cinema, com destaques a filmes recentes, como "Drive", "Mission Impossible", "War Horse", etc.
Claro que, a par da componente do som, SoundWorks Collection não esquece a vertente artística da música, com análise às composições para filmes, biografias de compositores (está em destaque Brian Tyler), listagens actualizadas de colaborações, etc.
Sem dúvida um apelativo sítio para cinéfilos que gostem, simultanemanete, de conhecer os pormenores técnicos e expressivos do som e da música para cinema.
1 comentário:
muito muito bom!
obrigado :)
Enviar um comentário