quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Wilson


Wilson é um "personagem" determinante no filme "Cast Away" ("O Náufrago", 2001) de Robert Zemeckis (a história de um sobrevivente numa ilha deserta). E escrevo "personagem" entre parênteses porque se trata de um objecto inanimado.
Wilson é o nome do amigo imaginário criado pelo personagem Chuck Noland (Tom Hanks) como forma de combater a solidão extrema na ilha deserta durante 4 anos. Wilson era, simplesmente, uma bola de voleibol onde Chuck pintou um rosto (com o seu próprio sangue) com feições humanas.
Apesar de ser um objecto inerte, Wilson desempenhou um papel crucial no desenrolar do filme, porque todas as emoções de Chuck eram transmitidas para a bola - enquanto representação do elemento humano. Chuck sobreviveu e quase que morreu por causa de Wilson. Na tentativa de fugir da ilha, Chuck salvou-se do afogamento, tentando desesperadamente salvar o seu "companheiro", em vão.
Enquanto esteve sozinho na ilha, Chuck projectou na bola todas as suas frustrações, expectativas, desejos, raiva, medos, revolta. A bola "ouvia" os desabafos desesperados de Chuck; e este falava-lhe como se estivesse mesmo outra pessoa do outro lado. Wilson era apenas uma bola, mas para Chuck tornou-se um elemento vital para a sua sobrevivência, permitindo-lhe alcançar algum equilíbrio emocional e psicológico, uma verdadeira bóia (bola) de salvação.

5 comentários:

djamb disse...

O que é engraçado é que Wilson se torna numa personagem do filme. À medida que o tempo passa, esperamos que Wilson continue presente na vida de Chuck e que continue a discutir alguns aspectos quotidianos. A cena em que Chuck quase se afoga para salvar Wilson é de uma enorme intensidade, provando-nos que quase adquiriu vida própria e que Chuck sofrerá tanto com a sua morte como se de um "amigo humano" se tratasse. Fabuloso!

Rolando Almeida disse...

Creio que este filme o vi no cinema, imagina lá, da Guarda. É um filme extraordinário, com um só actor, mas absolutamente interessante. Já agora, não sabes um link onde ele possa estar alojado?

::Andre:: disse...

Mais personagens do género?

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

André: eis uma lista com mais filmes com objectos icónicos - nem todos correspondem ao papel de Wilson, mas não deixa de ser interessante - http://threewaynews.blogspot.com/2005/06/big-movie-object-list.html

Wellvis disse...

poderá gostar também de:

a publicidade no cinema ;-)