sábado, 28 de agosto de 2010

Perguntas indiscretas - 35

É impressão minha ou Akira Kurosawa, apesar da sua inegável qualidade artística e importância histórica, é um dos realizadores mais esquecidos e menos citados de sempre?

9 comentários:

Rui Resende disse...

por acaso não concordo, acho que ele tem um peso imenso na evolução do cinema, para mim é realmente um dos 6 ou 7 realizadores mais importantes de sempre, e acho q isso é reconhecido e valorizado pelas pessoas de valor no cinema. Nos círculos certos acho q é tão valorizado como... o Tarkovsky ou o Antonioni. Claro que o Kurosawa tem sempre aquele drama de ser relativamente desapreciado pelos japoneses que o consideravam demasiado ocidental.

já agora há que referir o esforço que fizeram nos anos 80 Coppolla e Lucas para que o Kurosawa, q não conseguia financiamento e tinha até tentado o suicídio, pudesse realizar o seu Kagemusha, preparação para a obra prima Ran. Talvez hoje não se esteja a ver tanto Kurosawa como já se viu, mas o peso dele é inegável e penso q inegado

disse...

Impressão tua...!!

Estás erradíssimo...

é um génio reconhecido, muito criticado e muito citado....foi muito importante para o cinema

Flávio Gonçalves disse...

Penso também que é só impressão.

Flávio Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tweeter disse...

Estou de acordo com os comentadores anteriores, não é um caso de esquecimento. É um realizador inegavelmente importante e marcante na história do cinema e tem sido reconhecido. É claro que quem trabalha em Hollywood tem as portas mais facilmente abertas para a fama e sucesso, mesmo apesar de muitas vezes não mostrar valor e qualidade para tal merecimento.

Cumptos.

blueangel disse...

Também tenho que concordar com os comentários acima citadas.
Kurosawa, continua a ser um génio reconhecido e como todos os génios...amado por uns e ódiado por outros. Mas nunca esquecido...

Álvaro Martins disse...

Victor, esquecido é o Yoshida por exemplo, ou o Imamura.

João Palhares disse...

O Kurosawa é muito mais divulgado que o Ozu, o Mizoguchi, o Naruse ou o Koboyashi. O Yoshida e o Imamura nem conhecia. Quanto a mim, o Kurosawa tem visibilidade a mais, ofusca os outros por causa do passado mais comercial e do sucesso dos seus filmes na Europa e na América.

Gaspar Garção disse...

É um dos meus realizadores favoritos!!!
Ainda este fim de semana comprei em Badajoz o Dersu Uzala, mas se pudesse, via os filmes dele todos de seguida...
Favoritos: Rashomon, Ran, Sete Samurais, Kagemusha, Sonhos e o penúltimo dele, o Rapsódia em Agosto (por serem os únicos dois que vi contemporâneamente no cinema, que me lembre).