terça-feira, 5 de julho de 2011

Os livros de cinema nas livrarias


Não compreendo como em Portugal se editam tão poucos livros de e sobre cinema. Durante anos, as edições minimamente regulares foram da responsabilidade da Cinemateca (títulos que nem sempre chegam aos escaparates das livrarias) e, mais recentemente, as Edições Texto & Grafias, que têm lançado com alguma periodicidade, livros importantes relativos à teoria e estética do cinema (o último foi o essencial “Audiovisão” de Michel Chion).
Fora isso, contam-se por uma mão ou duas (se quisermos ser generosos) as boas novidades editoriais que vão surgindo por... ano.
aqui referi o meu total êxtase quando entrei na célebre livraria madrilena exclusivamente vocacionada para o cinema, a Ocho y Medio. Mas eu já não pedia, em Portugal, uma livraria só de cinema. Bastava-me uma livraria que tivesse novidades (nacionais ou estrangeiras) com qualidade e com alguma regularidade. O que não acontece. Nem na Fnac, nem na Bertrand (na imagem). Cada vez que consulto na Bertrand a prateleira exígua com os livros sobre cinema, fico decepcionado com a escassez de títulos e da falta de variedade dos mesmos (meia dúzia de livros).
Ok, dir-me-ão: "se queres bons e variados livros de cinema vai à Amazon ou a outra livraria online". Pois eu sei disso e já comprei vários nesta modalidade. Mas a verdade é que, num mundo perfeito, seria muito mais interessante que estivessem disponíveis na livraria, para os poder folhear, tocar, ler passagens, ver o índice, etc.
PS - E só agora reparei na imagem que, no meio dos habituais títulos, está lá perdido um livro cor-de-rosa para as mulheres com o título "Como Estar Fabulosa" (ou algo do género).
Enfim...

1 comentário:

Andreia Mandim disse...

É verdade, também me deparei com esse problema. Há uns tempos meti-me numa cadeira de Literatura e cinema, no entanto a parte da literatura é quase um apêndice que pouco uso tem...a verdade é que a menos que se vá a uma fnac, não se encontra quase nada de jeito sobre cinema em Portugal. E mesmo numa Fnac é preciso encomendar, por vezes. É bastante triste, que o Cinema não seja visto como uma arte onde se deve investir, que se deve fomentar até nos mais novos, mas apenas, sim, como um entretenimento...

Cumprimentos,
http://cinemaschallenge.blogspot.com/