segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Madrid me mata - 2



A livraria madrilena Ocho y Medio é um caso especial. Não é só por se tratar de uma livraria especializada numa dada matéria. É um caso especial porque se trata de uma livraria que parece obedecer a um conceito próprio, especializada em cinema e em cultura audiovisual, num espaço bastante amplo e acolhedor, bem no centro de Madrid. Não deverão existir muitas assim no mundo. Em Espanha, pelo menos, é única. Foi fundada há 20 anos e desde há 6 que se encontra na rua Martin de Los Heros, numa transversal da Plaza de Espanha, mesmo em frente a salas de cinema que programam filmes alternativos. É um espaço no qual o cliente respira a paixão pela sétima arte, não só pela imensidão de livros que cobrem as prateleiras sobre todas as temáticas possíveis e imaginárias sobre cinema, mas também pela decoração da própria livraria, pelos objectos que estão expostos nos vários espaços. A música é seleccionada e de muito bom gosto, criando um ambiente ainda mais agradável para os clientes. Enfim, um paraíso para cinéfilos, amantes de livros e coleccionadores.

Fiquei surpreendido com a quantidade de mensagens (devidamente molduradas) que realizadores e actores famosos deixaram, em jeito de autógrafo, à livraria: desde os granes cineastas espanhóis como Pedro Almodóvar, Bigas Luna, Alejandro Aménabar, Carlos Saura, Alex de La Iglesia, até Woody Allen ou Kim Ki-Duk - sem esquecer actores como Javier Bardem, Penélope Cruz, Natalie Portman entre outros, que passaram pela Ocho y Medio e deixaram o seu especial testemunho de apreço para com esta singular livraria (como a imagem em baixo revela, de Pedro Almodóvar: "O cinema educou-me!"). Para além dos muitos objectos ligados ao cinema (que oferecem um colorido muito especial ao ambiente), destaque para um quadro a giz que serviu de adereço no filme "Volver" (2006), de Pedro Almodóvar. Esse quadro, oferecido pelo realizador à livraria, servia de anúncio do restaurante da protagonista do mesmo filme, Penélope Cruz.
De referir que ainda a livraria dinamiza uma programação própria, como sessões de autógrafos, exposições ou apresentação de livros e tertúlias, como a que aconteceu há poucos meses com o encontro de José Saramago e o realizador Fernando Meirelles, como se pode ver neste vídeo.

A primeira sensação que se fica quando se entra é de grandeza. Julgava que seria uma pequena livraria com meia dúzia de prateleiras. Não imaginava uma espaço tão grande e arejado, com prateleiras imensas divididas por múltiplos temas: realizadores, história do cinema, cinema do mundo, fotografia e cinema, géneros cinematográficos, literatura, biografias de actores, guiões de filmes (alguns com anotações manuscritas pelos próprios realizdores!), cartazes, temas relacionados com produção e questões técnicas, audiovisual, som e música no cinema, t-shirts, revistas (muitas em segunda mão), muitas edições espanholas, mas também francesas e inglesas, etc. Alguns livros são particularmente caros, chegando aos 35 ou 40 euros.

Não houve tempo para vasculhar, prateleira a prateleira, os livros à venda. Seria necessário quase um dia inteiro. Demasiados livros interessantes. Como uma colecção de quatro volumes da editora Salvat sobre a relação entre cinema e música ao longo da história. Só não a trouxe porque custava... 90€. Outro aspecto muito positivo é que a livraria tem três funcionários altamente compententes, conhecedores e atenciosos.
Assim, fiz uma selecção criteriosa e trouxe para casa os seguintes livros:
- "Luis Buñuel: Entre Los Sueños y la Pesadilla" - Jorge Manuel Pardo (uma magnífica biografia sobre o pai do surrealismo no cinema).
- "Acerca de Andrei Tarkovski" - Vários autores (colecção de textos e artigos de técnicos, actores e familiares sobre o cineasta russo).
- "Kubrick - Biografia" - John Baxter (biografia muito interessante sobre a vida e obra do autor de "Laranja Mecânica").
- "En Busca de Woody Allen: Sexo, Muerte y Cultura en su Cine" - Ramón Luque (uma abordagem singular ao universo temático da obra de Woody Allen).
Para ver um vídeo de apresentação da livraria, clicar aqui ou visitar o blogue.

Sem comentários: