terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Depp, Johnny Depp


Johnny Depp venceu ontem o Globo de Ouro para a categoria de Melhor Actor em Musical ou Comédia pelo (muito ansiado) filme "Sweeney Todd" de Tim Burton, a estrear no final de Janeiro em Portugal. Ao que consta, esta última colaboração entre Burton e Depp resultou, uma vez mais, num extraordinário trabalho artístico. Depp é um actor que tem conseguido transfigurar-se e revelar todo o seu talento versátil de filme para filme, seja em blockbusters como "Pirata das Caraíbas" ou em filmes mais independentes como em "Dead Man" de Jim Jarmusch. Mas Johnny Depp será sempre recordado pelos cinéfilos por duas inesquecíveis interpretações (que não podiam estar mais opostas): "Eduardo Mãos de Tesoura" (1990) e "Ed Wood" (1994), ambos realizados, claro está, por Tim Burton. No primeiro filme, Depp encarna uma das personagens mais memoráveis dos últimos 20 anos, o homem a quem lhe faltam as mãos, substituídas por tesouras após a morte repentina do seu criador. Em "Ed Wood" - foto do post - (filme estranhamente ainda sem edição DVD nacional), Johnny Depp interpreta aquele que é considerado o pior e mais excêntrico realizador da história do cinema, que nos anos 50 concebeu alguns dos mais inenarráveis filmes de sempre (com Bela Lugosi), mas que à custa de tão maus, resultam ser... bons ("Plan 9 From Outer Space" de 1959 é o ícone do "trash movie"). Brilhantemente filmado a preto e branco, Burton humaniza - com todos os defeitos e virtudes inerentes à figura - o cineasta que se tornou de culto, numa interpretação enérgica e segura de Depp. Quais os futuros caminhos para Depp?

3 comentários:

Loot disse...

É um daqueles raros actores que consegue agradar a praticamente todos.

Pessoalmente é um dos meus favoritos e os desempenhos que falas são notáveis, são personagens que para sempre serão recordadas.

Quando ao futuro, não faço ideia mas prevê-se grandioso.

Cumprimentos

Luís A. disse...

o futuro de johnny depp, passa por trabalhar no proximo filme de um dos mais talentosos cineastas do mundo. um senhor chamado michael mann.

abraço cinéfilo

Unknown disse...

Sim, Mann é talentoso mas desiludiu-me bastante com "Miami Vice".