segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sound & Vision, Sound Art

Dois livros, duas obras fascinantes para compreender toda a complexidade do fenómeno musical contemporâneo. São livros editados muito recentemente (há poucos meses) no mercado internacional (na Fnac só por importação) e estão disponíveis através de venda directa na Amazon inglesa. "Sound & Vision", escrito a meias pelos italianos Luca Beatrice e Alberto Campo, renova a análise às tendências actuais da cultura audiovisual, fazendo o cruzamento entre as artes visuais e as manifestações sonoras (o livro tanto aborda Keith Haring como Mathew Barney, Chris Cunningham - a imagem da capa é retirada do videocplip "Come to Daddy" -, Aphex Twin ou Björk. Quanto ao segundo livro, com o sugestivo título "Sound Art - Beyond Music, Between Categories", do músico e escritor Alan Licht, propõe uma séria e aprofundada reflexão sobre o som enquanto arte, numa perspectiva histórica evolutiva. Partindo do Futurismo de Marinetti e Russolo, até ao minimalismo de LaMonte Young, às diabruras noise dos Sonic Youth ou ao malabarismo de discos de Christian Marclay, "Sound Art" é um livro essencial para os melómanos e curiosos na história das artes audiovisuais do Século XX e XXI. Além disso, esta obra conta ainda com um prefácio do músico Jim O'Rourke. Dois livros que se complementam para um melhor entendimento das estéticas e tendências artísticas audiovisuais contemporâneas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vitor,
Sinto essa inquietação com o Amazon que tens descrito aqui no teu blog. É uma tentação a quantidade de livros existentes no amazon, livros com que sempre sonhamos. A partir deste teu post, fui fazer uma pesquisa e, ao fim de 2 minutos, resolvi desistir. Isto porque, como sabes, compro muitos livros da minha área e nem vale a pena tentar meter-me a comprar livros de música. Nem há tempo que sobre, nem orçamento que aguente. Mas é fascinante observar o ritmo de edições em lingua inglesa. verdadeiramente espantoso. Um paraíso democrático.
abraço
Rolando Almeida

Unknown disse...

Sem dúvida. É um desespero constatar a incrível quantidade, qualidade e diversidade de literatura existente em língua inglesa. Mesmo para um tema cultural que julgamos de fraco interesse comercial e pouco divulgado, somos confrontados com dezenas de títulos (directa ou indirectamente ligados). A Amazon é um poço sem fundo de conhecimento e é um site muito bem estruturado – para cada produto há logo ligações para outros relacionados (p.ex. um livro que direccionam para outros, um DVD, um CD…), pelo que o nosso desespero por não podermos adquirir tudo o que queríamos, só aumenta descontroladamente.
VA