Uma personagem do filme "Grand Canyon" (Lawrence Kasdan, 1991) diz a outra: "deverias ir mais ao cinema. Os filmes têm resposta para todos os enigmas da vida". De facto, assim é. Assim como a literatura. O cinema deveria ser encarado pelo sistema de ensino como um meio de ensino válido e consistente e não como mero entretenimento para ocupar, de tempos a tempos, os alunos quando estes não têm nada que fazer (e com filmes medíocres). É preciso ensinar as crianças, desde cedo, que o cinema é uma forma de arte que tem valor por si mesma. É preciso implementar estratégias educativas para formar o gosto pela imagem, a capacidade de saber olhar, de saber discutir uma imagem, de saber interpretar a mensagem de um filme. Para além do objectivo de sensibilizar para a cultura audiovisual que o cinema representa, para o veículo formativo que significa e para a sua inerente vertente educativa, o cinema é também responsável por conciliar o aspecto didáctico e lúdico com o carácter curricular das diversas disciplinas. No Teatro Municipal da Guarda desenvolveu-se um projecto intitulado "Aprender com Filmes", que tinha como objectivos:
- Sensibilizar para a importância do cinema como recurso pedagógico e como uma mais valia na formação cultural de cada aluno.
- Articular conteúdos programáticos com os filmes que abordam os mesmos conteúdos, numa abordagem transdisciplinar do cinema e com vista à criação de novos públicos.
- Desenvolver o espírito crítico, a capacidade de análise e o estímulo à discussão/debate de ideias dos alunos (à volta das questões do cinema e da cultura audiovisual).
- Complementar o ensino com a formação cinematográfica dentro do contexto escolar, numa perspectiva dinâmica para a formação cultural global do aluno.
- Contribuir para a educação artística e estética das crianças e jovens.
- Sensibilizar para a importância do cinema como recurso pedagógico e como uma mais valia na formação cultural de cada aluno.
- Articular conteúdos programáticos com os filmes que abordam os mesmos conteúdos, numa abordagem transdisciplinar do cinema e com vista à criação de novos públicos.
- Desenvolver o espírito crítico, a capacidade de análise e o estímulo à discussão/debate de ideias dos alunos (à volta das questões do cinema e da cultura audiovisual).
- Complementar o ensino com a formação cinematográfica dentro do contexto escolar, numa perspectiva dinâmica para a formação cultural global do aluno.
- Contribuir para a educação artística e estética das crianças e jovens.
Exemplo de filmes:
Título do Filme: “MAR ADENTRO”
Realização: Alejandro Aménabar (2004)
Sinopse: Ramón Sampedro é tetraplégico há 28 anos e quer morrer por livre vontade, mas a justiça não o permite. A sua única janela para o mundo é o seu quarto de onde olha o mar que lhe tirou a juventude. Desde essa altura que a sua única vontade é morrer dignamente e vai lutar por esse ideal até ao fim das suas forças e convicções.
Comentário: “Mar Adentro” coloca inúmeras questões essenciais sobre a vida humana, os valores, a religião, a morte e a ética. O que é a vida e em que condições deve ser vivida dignamente? Este filme comovente abre portas de entendimento para estas e outras questões.
Conteúdos Temáticos do Filme: Cidadania; ética; valores humanos;
Realização: Alejandro Aménabar (2004)
Sinopse: Ramón Sampedro é tetraplégico há 28 anos e quer morrer por livre vontade, mas a justiça não o permite. A sua única janela para o mundo é o seu quarto de onde olha o mar que lhe tirou a juventude. Desde essa altura que a sua única vontade é morrer dignamente e vai lutar por esse ideal até ao fim das suas forças e convicções.
Comentário: “Mar Adentro” coloca inúmeras questões essenciais sobre a vida humana, os valores, a religião, a morte e a ética. O que é a vida e em que condições deve ser vivida dignamente? Este filme comovente abre portas de entendimento para estas e outras questões.
Conteúdos Temáticos do Filme: Cidadania; ética; valores humanos;
Destinatários privilegiados: alunos do 3º Ciclo; Secundário e Superior
Título do Filme: “A GUERRA DO FOGO”
Realização: Jean-Jacques Annaud (1981)
Realização: Jean-Jacques Annaud (1981)
Sinopse: O filme trata de dois grupos de hominídios pré-históricos: um que cultivava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo. Os dois grupos guerreiam entre si na conquista do fogo e na luta pela sobrevivência num mundo ainda desconhecido e perigoso.
Comentário: Filme fascinante sobre a vida do homem pré-histórico, a sua luta diária pela sobrevivência e sobre a origem da linguagem. De grande rigor histórico e científico, “A Guerra do Fogo” é também um emocionante relato sobre o domínio do fogo e das suas aplicações na actividade humana.
Conteúdos Temáticos do Filme: Pré-História; evolução do Homem; domínio do Fogo;
Destinatários privilegiados: alunos do 3º Ciclo; Secundário e Superior.
Comentário: Filme fascinante sobre a vida do homem pré-histórico, a sua luta diária pela sobrevivência e sobre a origem da linguagem. De grande rigor histórico e científico, “A Guerra do Fogo” é também um emocionante relato sobre o domínio do fogo e das suas aplicações na actividade humana.
Conteúdos Temáticos do Filme: Pré-História; evolução do Homem; domínio do Fogo;
Destinatários privilegiados: alunos do 3º Ciclo; Secundário e Superior.
Título do Filme: “POLLOCK”
Realização: Ed Harries (2000)
Sinopse: Jackson Pollock é um pintor com problemas recorrentes de depressão e de álcool. A pouco e pouco revela toda a sua criatividade e energia, na arte, como na vida…
Comentário: A vida de um dos mais revolucionários pintores americanos contemporâneos, criador da técnica da “Action Painting”. A pintura expressionista abstracta de Pollock e a sua vida pessoal tempestuosa fazem deste filme uma lição de vida e de coragem. Vencedor do Óscar para melhor Actriz Secundária.
Conteúdos Temáticos do Filme: Artes plásticas; pintura; arte contemporânea.
Destinatários privilegiados: alunos do 3º Ciclo; Secundário e Superior. Alunos de artes.
Realização: Ed Harries (2000)
Sinopse: Jackson Pollock é um pintor com problemas recorrentes de depressão e de álcool. A pouco e pouco revela toda a sua criatividade e energia, na arte, como na vida…
Comentário: A vida de um dos mais revolucionários pintores americanos contemporâneos, criador da técnica da “Action Painting”. A pintura expressionista abstracta de Pollock e a sua vida pessoal tempestuosa fazem deste filme uma lição de vida e de coragem. Vencedor do Óscar para melhor Actriz Secundária.
Conteúdos Temáticos do Filme: Artes plásticas; pintura; arte contemporânea.
Destinatários privilegiados: alunos do 3º Ciclo; Secundário e Superior. Alunos de artes.
1 comentário:
Aménabar é genial. Muito bom o trabalho aqui feito. Parabéns.
Enviar um comentário