quinta-feira, 14 de julho de 2011

A música de Hitchcock


Este livro foi editado em 2008 e andava à procura dele há algum tempo. Afinal de contas, descobri agora que está integralmente disponível para leitura no Google Books (neste link). Trata-se de um livro que aborda a relação entre Alfred Hitchock e a música dos seus filmes, elemento crucial em toda a sua filmografia. Sem a música que Hitchcock utilizou, os ambientes de suspense e de terror nunca seriam a mesma coisa.

O autor do livro, Jack Sullivan, disseca de forma detalhada a relação de trabalho que Hitchcock estabelecia com os seus compositores, com uma análise a cada filme mais importante do mestre e com um especial enfoque no compositor Bernard Herrmann (com quem mais colaborou em diversas películas).

Nesta obra "Hitchcock's Music", Jack Sullivan conta inúmeros episódios como este que se passou entre Hitch e John Williams (antes de ser famoso com a música de "Star Wars"): corria o ano de 1976 e Hitchcock fazia o seu último filme, "Family Plot".

Numa conversa com John Williams sobre a música que este deveria utilizar para a sequência do assassinato, o realizador advertiu que não deveria utilizar sopros e timbales na orquestração porque era uma sonoridade muito lúgubre. John Williams ripostou afirmando que seria a melhor forma de sonorizar um homicídio. Ao que Hitchcock respondeu: "Não está a compreender, sr. Williams. O assassínio pode ser divertido".

3 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Não conhecia, gostei do que li e vou pesquisar para ver se leio algumas partes. Já agora e a propósito, o que aconselhas de literatura sobre cinema assim para quem nunca leu nada (ou quase nada em livros)? tenho especial curiosidade em ler coisas sobre autores, marcas autorais, correntes, géneros e realização, portanto sobre o cerne de fazer e apreciar um filme.

abraço

Unknown disse...

Jorge: eis uma pergunta difícil de responder. Eu tenho cerca de 100 livros sobre cinema em casa e é difícil destacar alguns.

Para já, sugeria abrir a categoria deste blog que diz "livros" onde estão algumas propostas de livros interessantes de cinema.

Jorge Teixeira disse...

Obrigado pela sugestão. Já tinha feito isso, mas irei fazer com mais atenção. Da próxima vez prometo fazer uma pergunta mais fácil e por isso mais directa para aconselhamento :)

abraço