quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Óscares: o cartaz (conservador)


Os Óscares estão aí à porta e a Academia de Hollywood divulgou o cartaz oficial do evento. Ao contrário do que já li, parece-me um cartaz desinteressante em termos visuais. Claro que a mensagem está lá bem vincada (a presença da estatueta dourada diz tudo) com a ajuda de algumas imagens de filmes clássicos de fundo ("Casablanca", "Godfather"...).
No entanto, esta linha gráfica que evoca a sumptuosidade da cerimónia, o mundo do estrelato e da fama, cansa de tão repetitiva. Não há rasgos criativos e originais, nenhum elemento visual que desperte a curiosidade ou a invenção formal (os cartazes do festival de Cannes costumam ser bem mais ousados).
Talvez este conservadorismo nos cartazes de divulgação dos Óscares tenha relação com o alegado conservadorismo das preferências cinematográficas dos membros da Academia. Falta a visão criativa de um Saul Bass para revolucionar esta tipologia de cartazes em Hollywood.

1 comentário:

Rato disse...

O pior de tudo não será o poster, mas a previsão de que no próximo mês, e como acontece todos os anos por esta altura, não se vai falar noutra coisa que não os famigerados Óscares.
Sinceramente... já não há pachorra!