quarta-feira, 16 de julho de 2008

A história das bandas com nomes estranhos


A história dos nomes das bandas de pop/rock é uma história paralela ao próprio fenómeno cultural que a música representa. Desde a década de 50 até ao presente, muitas bandas fizeram carreira (ou não) recorrendo aos nomes mais bizarros, surpreendentes e provocadores. Basta lembrar os Dead Kennedys, os Revolting Cocks, os Butthole Surfers, etc.
Na internet há um site - Canonical List of Weird Band Names - delicioso para um estudo arqueológico dos nomes mais estranhos de bandas e projectos musicais de sempre. No total estão listados 1309 nomes, mas as entradas de novas referências não cessam de crescer. Há nomes completamente absurdos, saídos de imaginações (diria até) doentias e paranóicas. Há nomes divertidos e surrealistas. Há nomes grotescos e perversos. No fundo, há para todos os gostos. Uma cosia é certa: é óbvio que a originalidade dos nomes nem sempre deverá corresponder uma originalidade musical. E muitos destes grupos já desapareceram sem deixar rastos.
Todavia, um exercício interessante é tentar imaginar a sonoridade de uma banda a partir da peculiaridade do seu nome. Por exemplo, a que soarão estes grupos?
Lesbian Ninjas
Lick the Fat Elvis
Anal Castration
The Bastards Sons of Johnny Cash
Nashville Pussy
Penis Shit Pile
Phallus Dei
The Piss Drunk
Porn Flakes
Rectal Nightmare
Santan's Cheese
She-Dick
Electric Vomit

12 comentários:

pauloduartebarbosa disse...

Nos meus tempos de teenager, ainda fiz parte de uma banda que se chamava "Cynical Semen".

Para além de uma música incluída na colectânea "Portugal Rock 96", foi umas das bandas que "desapareceram sem deixar rastos."

Vou ver se consta na tal lista.

Jorge Silva disse...

Phallus Dei é industrial e Nashville Pussy é punk-country-sulista.

Juro que isto é de cabeça, não fui ao wikipédia!!! :-D

Unknown disse...

Jorge: já é uma ajuda, eh eh.

Anónimo disse...

Faltam ai bandas como os E Mas Foice, Tu Metes Nojo, Ena Pa 2000, The Pe, ou os Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre.

Unknown disse...

Nomes portugueses há um incontornável (banda obscura dos anos 80): Agricultor Debaixo do Tractor

Jorge Silva disse...

...que podem ouvir aqui:

http://playontape.blogspot.com/2006/09/agricultor-debaixo-do-tractor-adt.html


e, já agora, explorar o resto do site!

Cheers!!

Anónimo disse...

Porcos Sujos
Carne de Porco

Há muitos anos falaram-me de uma banda chamada Cospe na Sopa, mas não encontrei nada na net sobre eles. Será que existiram?

Anónimo disse...

... e ainda Querosene Jacaré e Sémen Up.

Unknown disse...

Caro Daniel: só conheço de nome Sémen Up.

Anónimo disse...

Os dois primeiros que referi são portugueses, os Querosene Jacaré são brasileiros.

Aborto Eléctrico (br), Poker Alho, Bizarra Locomotiva,Garotos Podres (br),...

Basta pegar num catálogo de edições discográficas na área do metal e alternativo e há pano para mangas. O Canonical List of Weird Band Names está profundamente incompleto (mas é certamente uma iniciativa de mérito que merece ser apreciada).

teixugo disse...

sabe demasiado? nom sei a mais, nom. Ora, posso é acrescer uma pequena conta para além desses já comentados. Na espanha dos anos 80 houve mesmo ainda uma conta longa de nomes que visavam era precisamente epatar com apelativos rechamantes enquanto parte da sua estratégia mercadotécnica, de jeito que foram relativamente comuns esse tipo de nomes bizarros, de resto nada de estrano num ambiente de criaçom musical pouco ou mais bem nada virado para o compromisso social, com escassa vontade de qualquer trascendência e no que por troca sobranceavam a todos os efeitos os aspectos estéticos e formais. Nomes pela caste houvo-os à esgalha mesmo naquela altura, i.e. ataúd vacante, demonios tus ojos, dinamita pa' los pollos, mar otra vez, no me pises que llevo chanclas, un pingüino en mi ascensor ou maricruz soriano y los que afinan el piano, entre outros muitos, este derradeiro por certo o primeiro apelativo que adoptaram quem depois foram chamados siniestro total. Para além deles aqui na galiza apareceu tambem foi essoutro grupo já aludido num outro comentário, semen up, que acarretava uma certa sona polas suas temáticas e referências adoito de índole venérea, inçadas amiúde com toda a caste de alusões de natureza sexual. Mais nada por enquanto, amigos, saudações fraternas desde a galiza para essa gens familiar toda da lusofonia transcontinental, saúde.

Unknown disse...

Obrigado Alvaro! Como moro perto de Espanha, eu lembro-me de muitos grupos espanhóis com esses nomes.

Abraço,
VA