domingo, 13 de julho de 2008

Óscar póstumo?


A euforia é tanta que já se fala na possibilidade de Óscar póstumo para o actor Heath Ledger. O actor, falecido prematuramente em Janeiro deste ano, interpretou o seu último papel no filme da saga "Batman - O Cavaleiro das Trevas", encarnando o terrível Joker. De facto, a crítica refere que a actuação de Ledger é arrebatadora, plena de carisma e empenhamento artístico. O próprio actor Michael Caine (que participou no filme ao lado de Heath) defende a mesma teoria. Consta que outros actores fizeram testes para este papel – Willem Dafoe e James Woods – mas foi o actor celebrizado com “Brokeback Mountain” a conseguir interpretar o vilão que já tinha sido interpretado pelo grande Jack Nicholson.
A concretizar-se esta possibilidade de conquistar um Óscar póstumo, seria a segunda vez na história dos prémios da Academia de Hollywood. A única vez que tal aconteceu foi em 1977, com o filme "Network" de Sidney Lumet, com o actor Peter Finch (na imagem). Não é querer denegrir o valor da prestação de Heath Ledger em Batman (que ainda nem sequer vi), mas gostaria de saber se tal arrebatamento critico à volta do seu Joker teria estes altos índices de elogio caso o actor estivesse... vivo.

1 comentário:

::Andre:: disse...

Ia dizer o mesmo... Há um certo romantismo quando alguém morre novo ou uma banda acaba no seu auge. Mas sim, vamos esperar pelo filme.