terça-feira, 29 de julho de 2008

Novidades da dupla Byrne - Eno


O Disco Digital noticiou uma pequena e breve notícia que é inversamente proporcional à sua importância: pela primeira vez em quase 30 anos, os respeitadíssimos músicos David Byrne e Brian Eno voltaram a colaborar para a criação de um disco em comum. A notícia é tanto mais importante quanto sabemos que ambos foram autores de um dos mais seminais e influentes discos da história da música pop: "My Life in the Bush of Ghosts", editado em 1981 (a foto deste post refere-se ao tempo da composição do disco). Um disco crucial pela forma como cruzou, de maneira precursora, as linguagens pop, electrónica e étnica, tendo influenciado gerações de bandas, músicos e DJ's. A mestiçagem musical, as fusões que anteciparam as correntes estéticas fusionistas, nasceram com este álbum de Eno e Byrne.
Ora, o que se sabe é que Brian Eno e David Byrne já têm um álbum novo gravado e, pelos vistos, pouco terá a ver com o referido "My Life in the Bush of Ghosts". É tido como um disco de "gospel electrónica". Se tiver metade da audácia criativa do primeiro álbum concebido em dueto, certamente que será suficiente para marcar o ano discográfico no que se refere a novas ideias e conceitos.
O disco vai chamar-se "That Happens Will Happen Today" e o primeiro single, gratuito, tem o nome de "Strange Overtones" e vai ter distribuição gratuita na internet já no próximo dia 4 de Agosto (marquem na agenda). Para tal, basta subscrever o campo no site do duo para receber a música. Depois, o álbum terá distribuição online (a pagar) e edição física em CD com design gráfico de Stefan Sagmeister, reconhecido autor austríaco de capas de discos de Lou Reed, Rolling Stones ou Pat Metheny. David Byrne partirá em digressão em Setembro para promover este disco (sem esquecer o reportório a solo e com os Talking Heads).
Para entrar no site de Byrne e Eno, basta carregar neste link e esperar por novidades frescas e estimulantes por parte de dois dos mais talentosos músicos da pop dos últimos 30 anos.

Sem comentários: