Apesar de muito pouca gente valorizar o papel dos argumentistas no cinema, estes detêm grande parte da responsabilidade pelo sucesso ou insucesso de uma série de televisão ou de um filme. Com alguma malícia, é voz corrente dizer-se que, quando uma "sitcom" consegue o êxito, os responsáveis são os actores; quando há insucesso, a culpa é sempre dos argumentistas.
Seja como for, não me ocorre filme mais propício sobre este assunto do que o magnífico "Barton Fink" (1991) de Joel e Ethan Coen: é a história de um argumentista que, tendo sucesso no teatro da Broadway, é contratado para trabalhar na meca do cinema, Hollywood, no intuito de escrever argumentos para filmes de guerra série B.
Seja como for, não me ocorre filme mais propício sobre este assunto do que o magnífico "Barton Fink" (1991) de Joel e Ethan Coen: é a história de um argumentista que, tendo sucesso no teatro da Broadway, é contratado para trabalhar na meca do cinema, Hollywood, no intuito de escrever argumentos para filmes de guerra série B.
John Turturro (na imagem), no papel de Barton Fink, é magistral na forma como encarna o papel de um argumentista perturbado e desinspirado por diversos acontecimentos surreais. Aliás, todo o filme é perpassado por uma atmosfera kafkiana, tensa e enigmática. O filme é sobre o trabalho de escrita, sobre a criatividade das palavras, sobre os sonhos desfeitos, sobre a crise de inspiração, sobre o cinema "himself".
A realização é soberba, as interpretações superlativas (com John Goodman e Judy Davis), o argumento fascinante. Foi o primeiro filme dos irmãos Coen a ganhar prémios em Cannes (Palma de Ouro, Melhor Actor e Melhor Realizador) e, para mim, continua a ser o meu filme preferido dos autores de "No Country for Old Man".
5 comentários:
Este e o Miller's Crossing são os melhores filmes deles.
Concordo...o melhor filme dos Coen...
falta aí mais destaque à portentosa interpretação do john goodman
Apesar de gostar deste filme dos Coen, ocorrem-me filmes bem mais propícios sobre este tema: o "In a Lonely Place", de Nicholas Ray e o "Sunset Boulevard", do Billy Wilder.
O Papel do argumentista é muitas vezes desvalorizado, sim...
Genial.O melhor filme dos irmãos Coen.
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