domingo, 22 de março de 2009

Bruges: a cidade e o filme


Muitas cidades do mundo serviram como cenários para filmes: Londres, Nova Iorque, Paris, Roma e Berlim são, porventura, as cidades mais filmadas ao longo de décadas de história do cinema. A cidade como cenário, mas também como elemento fulcral de uma determinada história, quase como um personagem. Para além dessas óbvias referências urbanas já citadas, muitas outras cidades (menos conhecidas) têm sido objecto de interesse por parte de realizadores e argumentistas. E, frequentemente, as cidades utilizadas como cenário de um filme servem, também, como motor de promoção turística.
O último caso de uma cidade retratada no cinema e que julgo interessante nos termos em que referi, é o excelente filme "Em Bruges" (2008) do estreante realizador e argumentista Martin McDonagh. O filme é notável na medida em que a cidade da Bélgica funciona como catalisador de toda a história protagonizada por Colin Farrell, Brendan Gleeson (ambos na imagem) e Ralph Fiennes. Nos últimos anos, não me lembro de mais nenhum filme em que uma cidade fosse filmada de forma tão bela, sem que seja apenas mero cenário (como aconteceu com Barcelona no último filme de Woody Allen).
Vendo o filme "Em Bruges", com brilhantes interpretações e um notável argumento (que baralha os registos de comédia negra e thriller), somos tentados a conhecer a própria cidade de Bruges, considerada a Veneza do norte europeu. Pelo que li em foruns da internet, parece mesmo que o turismo da cidade belga aumentou devido ao filme (o próprio site da cidade de Bruges tem um link para o filme, com testemunhos dos actores, entrevistas, fotografias e vídeos). Não admira, visto que Bruges parece ser uma cidade idílica, rica em cultura e património, deslumbrante e irresistível, e foi filmada como se se tratasse de um cenário de conto de fadas (tal como refere, a dada altura, uma personagem do filme). Curioso é o facto da personagem interpretada por Colin Farrell passar o tempo todo a caracterizar Bruges como "shit hole", enquanto que o seu amigo (Brendan Gleeson) aproveita o tempo para desfrutar da impressionante arquitectura medieval e dos museus sumptuosos...

4 comentários:

Filipe Machado disse...

Em Maio estou a pensar ir a Amsterdão. Não vou deixar de dar um saltinho à Bélgica para visitar Bruges.

Anónimo disse...

Concordo: além de ser um excelente filme, de facto ficamos logo com vontade de conhecer a cidade.

Unknown disse...

Eu gostei bastante do filme, provando a qualidade de uma comédia negra com um verdadeiro sentido de estilo. Além disso, como referes, a cidade é perfeita como personagem do filme.

Unknown disse...

Fiquei com vontade de assistir ao filme somente por ser em Bruges. A Bélgica é a minha paixão. A cidade parece de bonecas, tudo é bonito, os tijolinhos, as pessoas, os canais, tudo bucólico, calmo, sereno. E muito perto de Bruxelas, dá para ir de trem. Aliás, a dica é fazer Bélgica e Holanda via trem porque as taxas do aeroporto de Amsterdã são absurdas! Com esse valor vc paga o trem ida e volta.
;-)