terça-feira, 31 de março de 2009

Clássicos do cinema em DVD


Já conhecia a editora/distribuidora espanhola Divisa através do site de venda de DVD dvdgo.com. A Divisa é uma editora com 25 anos de experiência na edição de filmes para consumo caseiro, primeiro em VHS, nos últimos anos, em DVD. Na minha última incursão à Fnac, reparei que já há distribuição nacional de alguns títulos do catálogo da Divisa, nomeadamente, do catálogo de clássicos mudos (colecção "Origens do Cinema" e documentários históricos). Assim, que eu reparasse, já estão à venda títulos como "Metropolis" e "Os Nibelungos" de Fritz Lang, "Nosferatu" e "Fausto" de Murnau, "O Gabinete do Dr. Caligari" de Robert Wiene, entre outros clássicos de Chaplin, Eisenstein, Sternberg, Griffith, etc. É certo que alguns destes filmes já estavam editados no mercado nacional, mas é sempre interessante que haja diversidade na oferta, tanto mais que os títulos editados pela Atalanta ou Costa do CAstelo praticam uma política de preços elevados. A Divisa disponibiliza grandes filmes com restauro de imagem imaculada a um preço muito acessível. 
Comprei o "Fausto" (na imagem) de Murnau, um DVD que não existia em edição nacional. Obra-prima do expressionismo alemão, "Fausto" é uma brilhante adaptação de Goethe que Murnau filmou ainda na Alemanha, um ano antes de ter realizado outra obra-prima - na América em 1927 - "Aurora". Vi há muitos anos o "Fausto" numa velhinha cópia em VHS, mas nunca me esqueci do impacto estético da obra do cineasta alemão, repleta de planos originais, de jogos de luzes e sombras e de interpretações memoráveis. Um pormenor não menos importante: este DVD do "Fausto" contém a espantosa banda sonora original do grupo francês Art Zoyd, praticante de música electro-acústica, e fusão de rock, jazz e electrónica. Imperdível!

4 comentários:

Rui Resende disse...

muito bom saber, tenho andado um pouco fora das novidades, mas vou procurar estes dvds.

já agora, "preço acessível" estás a falar de valores de que ordem?

Álvaro Martins disse...

Era mesmo essa a pergunta que também queria fazer. Preço?

Unknown disse...

Bom, preço acessível é sempre um conceito relativo conforme as bolsas. O "Fausto" de que falei custou 17,99 euros. Considero acessível comparando com os preços praticados da Costa do Castelo ou da Atalanta - clássicos a 25 ou 30 euros!

Já a Midas Filmes é mais comedida e moderada.

Luís Mendonça disse...

A questão é saber qual a cópia e a qualidade da mesma. Sobre Fausto recomendo a leitura deste artigo do Dave Kehr: http://www.nytimes.com/2009/03/15/movies/homevideo/15dkehr.html?_r=1

Abraço,

PS: Já agora, deixo aqui o link para outra excelente ditora espanhola: http://www.intermedio.net/web/index.html#