terça-feira, 4 de maio de 2010

Discos que mudam uma vida - 104


Prefab Sprout - "Steve McQueen" (1985)
__________________
Sempre considerei como bandas de referências pop dos anos 80 quatro nomes: XTC, The Go-Betweens, The Smiths e Prefab Sprout. Apesar da capa duvidosa, este é um dos discos pop mais perfeitos e influentes da década de 80. Que digo eu? Da década de 80 e 90.
O álbum "Steve McQueen" dos Prefab Sprout foi editado em 1985 e ainda me lembro da primeira vez que ouvi uma das canções mais belas do disco, "Appetite". Foi no saudoso programa "Som da Frente" do António Sérgio (programa alternativo da Rádio Comercial, que emitia todos os dias às 16h, hoje impensável) e durante semanas esteve no top de preferências dos ouvintes. Depois comprei o vinil e foi o fascínio. Paddy McAloon, líder e vocalista do grupo, era um notável letrista e cantor e este disco - com nome de actor - está recheado de canções povoadas por melodias pop sublimes e letras desencantadas.
Lembrei-me deste disco porque, ao entrar hoje no carro e sintonizar a Antena 3, ouvi o belíssimo tema "When Loves Breaks Down", que faz parte do alinhamento de "Steve McQueen". Há que anos que não ouvi esta pérola...

10 comentários:

Rui Gonçalves disse...

Esta rubrica com texto a acompanhar torna-se ainda mais interessante. Ah! e o disco é, obviamente, muito bom.

Manuela Coelho disse...

Magnífico disco!.Um dos melhores dos anos 80. Eu também não dispensava o Som da Frente. O António Sérgio foi um mestre na vanguarda da música em Portugal.E hoje também sintonizo a Antena 3 ao entrar no carro.:)

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Pois, mas a Antena 3 é muito diferente hoje da do tempo do António Sérgio...

Manuela Coelho disse...

Sem dúvida!

Spark disse...

Ainda recentemente andei a ouvir este álbum. É sempre bom recordar estas preciosidades marcantes da nossa geração.

Abraço

Rui Herbon disse...

O percursor de muitos bons discos. Há tempos vi uma fotografia actual do Paddy McAloon e não fosse a legenda não o reconhecia.

analima disse...

É engraçado porque ainda há poucos dias ouvi o "When love..." na rádio e não foi na Antena 3, mas na TSF. E é mesmo como dizem: uma preciosidade (mesmo com gerações à parte :)).

cão sem raiva disse...

Nunca gostei. Não inovaram nada com a pop muito folclórica, mas venderam, é verdade (coisa que só podia ser, como é lógico).

cão sem raiva disse...

Os The The são francamente melhores em todos os aspectos, mas isto é só uma opinião.

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Também gosto dos The The, mas convenhamos que não são nada comparáveis aos Prefab Sprout (musicalmente falando)