quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cage vs. Keitel


Vi o filme "Bad Lieutenant - Port of Call New Orleans" de Werner Herzog.
Apesar de não ser, propriamente, um remake de "Bad Lieutenant" (1992) de Abel Ferrara, não posso deixar de dizer que gosto muito mais do filme de Ferrara do que o do Herzog. Achei Nicholas Cage demasiado histriónico, pouco convincente na pele de um polícia que se deixa arrastar para o abismo das drogas e da corrupção. Cage é também secundado por uma débil interpretação de Eva Mendes e por um argumento deveras contido, pouco libertário e fragmentário, como nos acostumou o cinema de Herzog.
Prefiro a visão negra de Ferrara, a interpretação explosiva de Harvey Keitel (em baixo) como polícia que tem alucinações religiosas e que tenta expiar os seus pecados numa escalada de loucura e degradação moral.
A meu ver, Keitel bate Cage aos pontos, portanto.

7 comentários:

disse...

Não achei a interpretação de Cage nada má, mas ainda não vi o filme de Ferrara, logo não posso comparar as interpretações...

Gosto muito do Herzog como realizador e ,neste filme, nota-se a sua mão de mestre. Imagens maravilhosas encerram grandes metáforas...

Pereira disse...

Adorei o Cage no filme,apesar de ser um actor que normalmente não gosto nada. Não vi o do Ferrara ( fiquei "traumatizado" com o "Mary" ) mas tem que ser muito bom para estar ao nível do do Herzog.

My One Thousand Movies disse...

Eu ainda não vi o filme do Herzog, mas não consigo imaginá-lo a fazer um remake de um filme do Ferrara.
A ver se vejo um dia destes...

vasco disse...

Subescrevo inteiramente o post.
Keitel é homem onde Cage ainda ta na adolescencia.

cão sem raiva disse...

Cage é dos piores actores que conheço, vem logo a seguir ao T. Cruise.
Não faz sentido, portanto, e na minha opinião, comparar Keitel a Cage.

Álvaro Martins disse...

cão sem raiva,
Nicolas Cage é um grande actor, grande mesmo. Apenas é actor que o é quando por detrás está um grande realizador - Cotton Club (Coppola), Leaving Las Vegas (Figgis), Bringing Out the Dead (Scorsese), Adaptation. (Spike Jonze), Snake Eyes (De Palma), Raising Arizona (Coen), Rumble Fish (Coppola), Wild at Heart (Lynch) e agora este do Herzog. Tudo boas interpretações, sejam secundárias (nos filmes do Coppola) ou principais.
Fez muito filme de encher chouriço, verdade, mas diz-me um actor que não tenha feito filmes desses.

Joana disse...

Gosto muito dos filmes de Herzog. No entanto, depois de ver as duas versões, sem qualquer dúvida escolho a de Abel Ferrara.