sábado, 12 de junho de 2010

O culto perdido dos posters


Quem nunca teve posters colados na porta ou nas paredes do quarto, que atire a primeira pedra. Posters dos ídolos musicais, desportivos ou artísticos. Posters. Tenho um amigo que, quando era adolescente, conseguiu forrar, literalmente, as paredes e a porta do seu quarto com posters. O que vale é que tinha bom gosto nos artistas que expunha, mas o amontoado de papel colado à parede (ao ponto de não se conseguir vislumbrar a cor da mesma) metia uma certa impressão. O culto à volta da colecção de posters corresponde a uma paixão efémera que hoje já não tem correspondência real nos jovens. Na maior parte dos casos, as revistas actuais já não publicam, nas páginas centrais (como era habitual), posters dos artistas da moda. O culto dos fenómenos culturais faz-se, uma vez mais, através da cultura digital.
Mesmo como veículos de promoção e divulgação, os posters perderam grande parte do encanto e da funcionalidade. No que se refere especificamente aos filmes, o poster (ou cartaz), já não tem o mesmo papel de outrora.
Hoje há muitas outras formas de promoção de um filme, quando antigamente o poster era o grande meio de promoção. A verdade é que o poster faz parte da cultura histórica do cinema, do seu imaginário, da sua linguagem iconográfica. Ainda hoje sinto que gostaria de ter ainda paredes disponíveis em casa para poder colocar, qual adolescente, posters e posters de cinema. Dos clássicos do período mudo aos filmes de autor da actualidade. Daqueles com design intemporal e que fizeram história na cultura visual do século XX. Ainda hoje se me assalta a vontade indómita de comprar posters e cartazes. Sobretudo os posters de cinema de tamanho grande, que guardam memórias infinitas do prazer da fruição cinematográfica.
Há pelo menos três bons sites na internet que vendem posters e que promovem o culto dos mesmos - o movieposters; allposters; e o vintagefilmposters.
Estes sites vendem reproduções fidedignas de cartazes de cinema antigos e actuais. O allposters vende não só posters de cinema mas de muitos outros temas: fotografia, arte, pintura, ilustração, etc. Em Portugal tenho conhecimento de uma loja que vende posters de cinema e outros artigos relacionados com a 7ª Arte: Cinecittà

7 comentários:

Rui Resende disse...

a loja Vertigo, no centro comercial Miguel Bombarda, no Porto, também tem uma colecção interessante, e uma loja online em:

http://www.vertigo-store.com/

abraço

João Ruivo disse...

Há coisa de um ano encomendei uma série de posters altamente (e grandalhões) bem baratos do allposters. Fazem promoções que vale a pena aproveitar.

Na altura encomendei com um amigo e dividimos os portes para ficar mais barato.

(agora estão a ganhar pó dentro de um tubo porque entretanto não vivo na mesma casa e deixei de ter espaço para os afixar :\ )

cão sem raiva disse...

Eu vou atirar a primeira pedra...
:)

Back Room disse...

É algo muito teen, mas eu promovo o culto dos posters. Tem qualquer coisa de especial.

PS- Parabéns, é impressionante a quantidade de pequenos temas, todos interessantes, sobre os quais te lembras de escrever tão regularmente. Acho impressionante teres sempre sobre o que falar.

FQ disse...

Adorei o post e subscrevo também o 'post scriptum' do Black Room. Não me lembro de habitar um espaço 'poster free'. Os primeiros foram os dos meus pais, depois os meus. Recordo-me de os meus amigos entrarem no meu quarto adolescente e se perderem em cada poster, para depois se queixarem de como a mãe não os deixava colar sequer uma fotografia. Uma crueldade. Na época os meus posters eram sobretudo de ídolos musicais, hoje são de cinema, fotografia e pintura. É certo que deixei de forrar paredes mas continuam e vão continuar a fazer parte da minha identidade. E felizmente a pessoa com quem partilho hoje a minha casa e a minha vida é como a minha mãe. E mais, o primeiro presente que me deu na vida foi um poster gigante do 'Cinema Paraíso', comprado no Cinecittà, grande protagonista da nossa mini-sala lisboeta durante 3 anos :)

João Ruivo disse...

Uma boa maneira e barata de arranjar alguns posters porreiros é se conhecerem alguem que trabalhe num clube de vídeo. Eles normalmente deitam os posters fora e não custa nada pedir.
(tenho um emoldurado no meu quarto do deathproof que foi adquirido assim).

Anónimo disse...

Acho que antes de recomendar o allposters a alguém convém saber que o site é um bocado fraudulento e já roubou muita gente. Basta ler aqui: http://www.resellerratings.com/store/AllPosters

Não só desconta a mais nos cartões de crédito como ainda por cima vende gato por lebre.

"this company is pretty bad. i ordered three posters and the way they packed them was horrible. plus the actual pictures on the poster looked like they were printed from a computer right before they sent it. the quality was horrible. i bought from this site because the prices were cheaper than other companies. i understand why. these arent real posters. i ordered the same kind of posters from a different site and the quality was much better. this company is horrible"

António