sábado, 12 de março de 2011

Livro "A Audiovisão" em português!


Michel Chion é um escritor francês, argumentista, ensaísta, professor, jornalista (colaborador de muitos anos da "Cahiers du Cinéma"), compositor de música experimental e concreta e um especialista no cinema russo.
Michel Chion é, igualmente, uma autoridade mundial na investigação da relação entre a música, o som e as imagens (do cinema), com várias obras de referência publicadas. Tem livros sobre David Lynch, Pierre Henry, Pierre Schaeffer, Jacques Tati, Andrei Tarkovksi, Stanley Kubrick e Terence Malick. Um dos seus textos mais citados é sobre a voz no cinema e suas múltiplas formas de expressão.
Há dois anos, Michel Chion deu uma entrevista à revista Wire na qual explicou todo o seu percurso profissional, as ligações aos músicos que fizeram história, as relações com a tecnologia musical, as metodologias de trabalho e de investigação nas mais diversas áreas, entre outros assuntos interessantes. Nessa entrevista, deu também a conhecer os seus cineastas de eleição: Tati, Tarkovski, Fellini, Malick e Kubrick.
Chion dizia na entrevista que não apreciava particularmente realizadores do chamado "paradoxo audiovisual snobista e da retórica", como Godard. Chion contrapõe dizendo que prefere o cinema puro e realista de Tarkovski, com um sentimento infantil muito mais forte e poético. Creio que foi a primeira vez que li uma opinião negativa referente a Godard vindo de alguém tão especializado em cinema.
Controvérsias à parte, importa referir que a grande notícia tem a ver com o facto que, finalmente, foi editado no mercado livreiro português o grande livro de referência de Michel Chion: "A Audiovisão - Som e Imagem no Cinema".
Trata-se de um magnífico estudo sobre o som e a música no cinema, escrito numa linguagem acessível e nada académica ou hermética (como por vezes é habitual neste tipo de ensaios). Uma obra que se encontra à venda em qualquer livraria e se revela de viciante leitura para o cinéfilo que procure aprofundar um tema tão fascinante quanto este.
Nota: De Michel Chion havia até à data, tanto quanto sei, um único livro em edição nacional (que eu também tenho e recomendo): "Músicas, Media e Tecnologias" (edição Instituto Piaget).

2 comentários:

Anónimo disse...

johnny guitar

Boa vitor, esperoq ue continue a recomendar livros, assim como filmes, bandas e outros eventos culturais

cumprimentos

PortoMaravilha disse...

Olá,

Amanhã, dia 17 de Março, estará nas bancas e livrarias um livro de Alain Fleischer. Obra sobre Godard.
Godard antisemita ?

Pessoalmente, não aprecio muito Godard. Nunca apreciei. Mas o que é certo é que não se pode reduzir Godard a um só Godard. E também é certo que marcou a história do cinema mundial.

Existe a obra independente do seu criador e depois há Godard com a sua vivência própria e as suas fases existênciais.

Cada vez mais, sínal de mau vento ?, os autores, realizadores, desanhadores, pintores começam a ser intrepretados não em função da sua produção, mas em função da sua vivência.

O que me parece preocupante.

Esperemos que a Arte não se torne ou seja recuperada pela propaganda como durante o Nazismo ou o Estalinismo e outros Maoismos e mais salazarismos.

Nuno