sábado, 7 de abril de 2012

Como nasce uma Stratocaster


A história da música rock não seria a mesma sem a guitarra eléctrica Fender Stratocaster, o modelo de guitarra eléctrica mais importante e influente de sempre. Foram muitos e bons os guitarristas que imortalizaram a Fender Stratocaster: Jimi Hendrix, George Harrison, Keith Richards, Bruce Springsteen, Jeff Beck, David Gilmour, Eric Clapton, Mark Knopfler ou Stevie Ray Vaughan.
Com uma sonoridade única e uma riqueza tímbrica para todos os gostos, a guitarra Fender Stratocaster revolucionou a história da música da segunda metade do século XX. O início da sua construção aconteceu em 1954 na fábrica Corona, na Califórnia. Hoje em dia a Strato (diminutivo) continua a ser construída segundo a sua fórmula original e o seu sucesso comercial e artístico continuam imbatíveis.
Por isso é uma delícia ver este pequeno vídeo que, em montagem "time-lapse", revela todo o processo minucioso da construção da mítica guitarra eléctrica. O título é sugestivo - "A Strat is Born" (trocadilho que se confunde com "A Star is Born"):

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sou fã de Bruce Springsteen, mas sei que ele usa uma Telecaster, e não uma Stratocaster.

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Humm, tenho que verificar isso.

Anónimo disse...

Podes confirmar em qualquer vídeo no Youtube.
O corpo da guitarra e a cabeça do braço da Telecaster é muito diferente da Stratocaster.

Esqueci-me do mais importante, que era dizer que foi um grande post e um bom vídeo.