quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sound of Noise


Do mesmo colectivo de músicos suecos que criou o sublime "Music For One Apartment and Six Drummers" (curta-metragem multi-premiada sobre um grupo de "assaltantes musicais"), criou também a longa-metragem "Sound of Noise" (2010), titulo nunca estreado comercialmente em Portugal.
Este sexteto de criadores e músicos recorre à música e aos sons e ruídos de objectos do dia-a-dia (através de jogos de percussão) para criar um imaginário sonoro original e muito sugestivo. Claro que já os Stomp trabalhavam com ritmos recorrendo aos mais diversos materiais domésticos, mas o que este grupo sueco faz é outra coisa: é uma construção musical extremamente minuciosa que se baseia numa espécie de rigorosa narrativa visual (quase) sem recurso à palavra.
Daí que o filme "Sound of Noise" seja isso mesmo: um filme que se conta através das múltiplas e surpreendentes soluções sonoras, tímbricas e rítmicas construídas ao mais ínfimo pormenor. Claro que o humor é uma peça fundamental para que a comunicação com o espectador seja mais proveitosa. E "Sound of Noise" - filme de polícias e ladrões musicais - é a apologia dos sons quotidianos aplicados a uma lógica narrativa específica, na qual a comunicação verbal é praticamente inexistente (porque os sons contam tudo).
Engenhoso e muito criativo, "Sound of Noise" pode ver-se na internet ou, por segmentos, no próprio YouTube. Como esta deliciosa sequência de assalto a um banco:

1 comentário:

Unknown disse...

Ótimo filme, ótima resenha
Abraço.