sexta-feira, 27 de abril de 2012

Primeiros minutos perfeitos


Na vida de qualquer cinéfilo há memórias intensas que nunca se apagam. É o caso da primeira vez que vi "Apocalypse Now", a obra-prima de Francis Ford Coppola. Tinha uns 16 anos e vi-o num antigo cinema que agora já não existe. Com essa idade, quase não tinha ainda visto cinema de qualidade em sala, e aquela experiência foi deveras forte. Há muitos momentos geniais e inesquecíveis no filme de Coppola, mas das coisas que mais me lembro e mais me marcaram foi a sequência inicial. Fiquei atónito logo com os primeiros minutos do filme, porque nunca tinha visto nada assim antes: primeiro um plano fixo da selva, silêncio, sons de pás de helicópteros, de repente, um som de uma guitarra e a voz de Jim Morrison a cantar "This is The End..." no exacto momento em que o napalm incendeia as árvores. O ecrã iliminava-se perante os meus olhos em total espanto. Enquanto as imagens de destruição ao som da música dos The Doors me impressionava, fiquei novamente surpreendido com a introdução da magnética voz off de Martin Sheen ("Saigão"....). Diria que são os primeiros minutos mais hipnóticos de sempre da história do cinema. 
Na verdade, depois de muitos anos e muitos filmes vistos, concluo que nenhum outro início de filme provocou um impacto emocional em mim como este.
Ver a sequência completa aqui.

2 comentários:

Rato disse...

Vivi de igual modo essa mesma sensação, então com 26 anos (foi em Março de 1980), e no cinema Apolo 70. O filme estreou-se em mais duas salas da capital (Monumental e Roma), mas sempre tive um especial carinho pela sala da Júlio Dinis.

Anónimo disse...

Os meus primeiros minutos mais hipnóticos de sempre do cinema são ocupados pela narrativa arrepiante do Mad Max 2. Os primeiros minutos do Apocalypse Now também são momentos únicos.