quarta-feira, 18 de abril de 2012

O guitarrista com Parkinson


Gosto da trilogia "Regresso ao Futuro".
São três filmes de entretenimento de qualidade e que, à época, inovou em termos narrativos. E gosto especialmente do primeiro filme da série, "Back to the Future" (1985), que vi ainda no cinema. O argumento era consistente, ousado e original e a ideia de brincar com a dimensão temporal era irresistível e muito divertida.Por outro lado, as interpretações memoráveis de Michael J. Fox como Marty McFly e Christopher Lloyd como Dr. Emmett Brown, tornaram esta trilogia inesquecível para várias gerações.
No primeiro filme, há uma sequência particularmente hilariante (pelo menos para mim, que me ri desalmadamente a primeira vez que a vi): é quando Marty McFly viaja para o ano de 1955 e toca, num baile de finalistas, o hino do rock'n'roll "Johnny B. Goode" de Chuck Berry. A sequência é hilariante porque Marty McFly toca guitarra eléctrica num tempo em que o rock ainda não era moda, e os solos finais espantam a plateia que fica estática a vê-lo tocar como se não houvesse amanhã.
No filme, Michael J. Fox simulou tocar guitarra eléctrica, mas o curioso é que aprendeu pouco tempo depois a tocar verdadeiramente. Como é sabido, o actor foi acometido da doença de Parkinson nos anos 90, deixando para trás uma carreira no cinema que poderia ter sido brilhante. Ao invés, Michael tem-se dedicado a promover acções de beneficiência e de apoio ao combate à doença. Num desses eventos de angariação de fundos (no final de 2011), Michael J. Fox voltou a tocar o clássico "Johnny B. Goode" em palco. Mas desta vez não simulou: apesar da doença lhe condicionar os movimentos, tocou os acordes e os solos, qual guitar-hero para gáudio da assistência.
Tem o seu quê de comovente e de irónica esta atitude de actor de "Back to the Future", mas tem sobretudo muito de coragem e de abnegação (e é espantoso como continua a parecer um eterno adolescente irrequieto).
Força Michael!
-----
Para ver a sequência do filme, clicar aqui.
Michael J. Fox toca "Johnny Be Goode" ao vivo em 2011, num concerto de apoio às vítimas da doença de Parkinson.

1 comentário:

Loot disse...

o regresso ao futuro foi uma marco. Todos que viram isto em miúdo deliraram :D

Essa sequência da guitarra é mítica.

Quanto ao actor tem feito algumas participações esporádicas em séries e sempre dá para o recordar, mesmo que pouco. Actualmente anda por Good Wife.