quinta-feira, 4 de setembro de 2008

75 anos de BFI


O British Film Institute comemora este ano 75 anos de existência. Para assinalar a efeméride, os responsáveis desta instituição dedicada ao cinema e ao audiovisual, decidiram lançar duas iniciativas: primeiro, uma promoção muito apetecível de venda de filmes (DVD)clássicos e de autor a um preço reduzido - £9,99. São 75 títulos do próprio e excelente catálogo do BFI.
Em segundo, uma votação intitulada "Visions For The Future", solicitada a 75 personalidades ligadas ao cinema e às artes, para cada uma delas, nomear apenas um filme que seja uma marca para o futuro do cinema. Entre artistas consagrados e desconhecidos, constatam-se algumas boas surpresas: a actriz Cate Blanchett escolheu "Stalker" de Tarkovski; o realizador Ken Russell, optou por "Metropolis"; Julien Temple seleccionou a obra-prima de Jean Vigo, "L'Atalante"; para o compositor Michael Nyman, o filme que marcará o futuro é "Silent Light" do mexicano Carlos Reygadas (de quem se diz ser o maior discípulo de Tarkovski); o produtor Mark Herbert escolheu um dos últimos filmes de Werner Herzog, "Grizzly Man".
Outros filmes escolhidos: "Do The Right Thing" de Spike Lee, "Pulp Fiction" de Tarantino, "Raging Bull" de Scorsese, entre dezenas de outros. A lista pode ser consultada aqui. Para além da votação das opções dos artistas, o site permite ainda a intervenção dos cibernautas através de debates online.

Sem comentários: