terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Óscares - a presença espanhola


No que diz respeito à lista de nomeações aos Óscares, Espanha volta a dar cartas no panorama internacional, havendo boas razões para celebrar (não só agora, como de há uns anos a esta parte, com os Óscares de Fernando Trueba, Pedro Almodóvar e Javier Bardem): a actriz Penélope Cruz foi nomeada (a terceira vez na sua carreira) pela sua interpretação no filme "Nine" e arrisca-se a levar para casa a estatueta dourada, apenas dois anos depois de ter ganho com "Vicky Cristina Barcelona" de Woody Allen. Mas há mais: Espanha não está apenas representada nos Óscares unicamente pela actriz, mas também através de co-produções internacionais importantes.
Produtores espanhóis co-produziram dois filmes que estão nomeados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro: "La Teta Asustada" (Peru) e "El Secreto de Sus Ojos" (Argentina). Gostava um dia de poder abrir um post sobre este tema e substituir "Espanha" por "Portugal" na primeira frase...

3 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

A Penelope Cruz é uma actriz fenomenal, com grande talento, mas não sei se será ela a levar para casa a estatueta - até porque tem forte concorrência como a bem falada Mo'nique.
Quanto a esse teu desejo, estou em crer que quando menos esperarmos aparecerá alguém a relançar internacionalmente o nosso cinema. Abrirás, pois, esse post ;)

Abraço

rui resende disse...

uma correcção sem importância, não foi há 2 anos, foi mesmo o ano passado que a penélope ganhou o oscar. Não me parece que algum dia possas colocar esse "Portugal" com a amplitude com que hoje colocas Espanha. São volumes diferentes, mesmo que pudessemos imaginar que poderíamos ter uma organização e uma pujança relativas na nossa indústria (Lol) de cinema, não poderíamos produzir "tanto". Bom, sim, tanto não.

Em relação ao comentário acima do Flávio, só me parece incorrecta a palavra "relançar"... na verdade o cinema português nunca teve verdadeira projecção internacional, nem sequer um único sucesso, comercial que fosse, que realmente aparecesse no estrangeiro.

Anónimo disse...

Acho que nem os próprios americanos se interessam pelo Óscar de filme estrangeiro... E, já agora, quem é que ainda se interessa pelos óscares? Acho que só mesmo aquelas pessoas que só vão ao cinema 1 vez por ano (ver o vencedor do Óscares, precisamente).