terça-feira, 18 de maio de 2010

Ian Curtis - A minha experiência


Lembro-me como se fosse hoje: o bloco de gelo que se abateu sobre mim com a audição de “Unknown Pleasures”. A minha formação de ouvinte tivera vários estágios, mas nada me tinha preparado para o embate que foi a audição do primeiro disco dos Joy Division. Quando somos adolescentes julgamos que temos o tempo todo do mundo para desfrutar das grandes descobertas musicais. E, na verdade, eu tinha esse tempo todo. Viver em casa dos pais, fechado num quarto hermético, com centenas de discos, cassetes, livros e posters, era mundo suficiente para mim. Claro, a vida de estudante também se fazia, suportada à custa de muita condescendência e resignação.

Daí que, com 15 ou 16 anos, ouvir música significava um refúgio tão revigorante e enérgico como julgo já não existir hoje. Representava marcar um território delimitado à base da militância severa do prazer estético partilhado com um círculo restrito de amigos.
A descoberta da figura de Ian Curtis, mais do que a de Jim Morrisson, Iggy Pop, Lou Reed, David Bowie ou Peter Murphy, foi uma descoberta quase de cariz religiosa. Lia aqueles artigos incensados e devotos do Miguel Esteves Cardoso sobre a intensa e criativa movida de Manchester e fiquei, automaticamente, siderado. Ansioso por conhecer, numa era em que Internet nem figurava nos livros de ficção científica.

Porém, a devoção pelo prazer da descoberta levou-me a mover mundos e fundos, até conseguir pôr os ouvidos na música de Ian Curtis. Primeiro com a banda Warsaw, ainda reminiscente da fúria punk; depois, sim, com a era estilizada, superlativamente estética, de “Unknown Pleasures” e, postumamente à morte de Curtis, com o legado “Closer”. Para um adolescente como eu, de temperamento algo sorumbático e reflexivo, a música dos Joy Division revelou-se como a suprema bênção identitária. Nenhuma outra música, nenhumas outras letras, nenhum outro disco se poderia colar melhor à minha alma do que aqueles discos.
A poesia (porque de poesia se trata) de Ian Curtis resultava numa espécie de elegia sobre a presença terrena desta vida.

E tocava-me nas mais profundas das vísceras (porque a poesia não toca apenas na alma). Via Curtis como um criador ambicioso mas permanentemente insatisfeito, um angustiado feliz que tentava libertar os seus demónios interiores. Gostava das preocupações existenciais de Ian, devedoras das suas leituras de Kerouac, Burroughs, Ballard ou Camus. Cantava o sonho e o pesadelo, o amor e a morte, o desejo de existir e o medo de existir. Comprei um livro com as letras das canções, e li-as uma e outra vez, até sugar toda a essência daquelas palavras (decorava, na íntegra, algumas letras). E ouvia repetidamente, obsessivamente, algumas das canções. A agulha do gira-discos pousava, uma e outra vez, nas mesmas faixas dos vinis: “Isolation”, “Passover”, “Heart and Soul”, “A Means to na End”, “Disorder”, “Shadowplay”, etc.
E foi “Closer”, mais do que “Unknown Pleasures”, a deixar-me incondicionalmente devoto dos Joy Division. Tamanha devoção deveu-se, igualmente, à icónica arte gráfica de Peter Saville expressa na capa e no design, na produção inovadora de Martin Hannett, que concebeu aquela sonoridade única do disco, com a voz intensa e enxuta de Curtis, a bateria marcial de Stephen Morris, o baixo-tocado-como-uma-guitarra de Peter Hook, e a guitarra assanhada de Bernard Summer. Só mais tarde conheceria os tema-hinos, “Atmosphere” e “Love Will Tear us Apart”.
Ian Curtis só podia ter-se transformado em mártir do rock. Não havia outra solução. Como dizia Albert Camus, o suicídio é o único problema filosófico importante – saber se a vida merece ou não ser vivida. Curtis viveu intensamente e sempre no fio da navalha das emoções. O seu derradeiro acto foi o consumar de um fogo que tinha dentro de si. Lembro-me de que, no dia 18 de Maio de cada ano, sentia uma espécie de respeito e reverência espiritual para com a alma dos Joy Division. Era um dia especial.
E lembro-me de comemorar, com um amigo, os dez anos desse dia fatídico (Maio de 1990). Agora assinalam-se já 30 anos, e a intensidade passional continua viva, ainda que algo indolente pela natural passagem do tempo. E os sonhos continuam vívidos, imersos numa realidade ainda por revelar, como se expressa na canção “Dead Souls”: “Someone Take These Dreams Away / That Point me To Another Day / A Duel of Personalities / That Strech all True Realities”.

13 comentários:

Beep Beep disse...

Excelente elegia Victor!

Unknown disse...

Obrigado ;)

Pedro C. Reis disse...

Até os cortes na fotografia estão bem pensados. Muito bom.

Back Room disse...

Parabéns por este grande texto, verdadeiro.

Compreendo perfeitamente essas sensações que descreves.

Anónimo disse...

Que lindo texto, "Vítaro"

Unknown disse...

"Vítaro?"

Só conheci uma pessoa que me chamava assim. Será este anónimo a mesma? ;)

Miguel disse...

Idem "".

Mas que adolescência negra tivémos.

Negra mas com muito bom gosto!

Luis Baptista disse...

Muito boa a elegia, Obrigado Tbem.

Anónimo disse...

parabéns por teres começado a ouvir Warsaw com 7 anos, Unknown Pleasures com 9 e Closer com 10! Um míudo desenvolvido...

Unknown disse...

Anónimo: não percebi essa de ter começado a ouvir isto e aquilo com 7 anos e tal!... Que absurdo é esse?

Onde é que eu escrevi tal coisa? Eu escrevi que as primeiras audições de Warsaw foi com 16 anos e anos seguintes JD!

Filho Póstumo disse...

Eu li totalmente seu texto com grande admiração por sua profunda compreensão e identificação do tema e da arte de Ian Curtis. Eu conheci Joy Division recentemente em 2015 por estar pesquisando músicas dos anos 70s, o que me levou ao Post-Punk dos Joy Division e a canção "Love Will Tears Apart" identifica um dos momentos mais delicados da minha vida. Eu amava uma garota e ela também me amava, mas me relacionar com ela e estar do lado dela era sufocante e quando estávamos juntos, decepcionávamos por não conseguirmos estar felizes da presença um dos outro. Isso começou por estarmos separados por 1 anos e meio, ela se mudou e não fomos pra mesma escolas e quando tentamos nos relacionar novamente, não estávamos mais em sintonia, e estar perto um do outro era magoante, o amor nós separava e desgastava nos dois. Essa situação que vivi é para mim o significado dessa canção, quando estar perto de quem se ama é doloroso.

Fabiano Silmes disse...

Um belo texto, cara!...um dos melhores textos que eu já li sobre o Ian Curtis.

ADMIN disse...

Parabéns mano, isso aqui é para ler todo 18 de maio