quinta-feira, 20 de maio de 2010

A pior sequela de sempre?


Há listas de filmes verdadeiramente surpreendentes. Diria mais: listas quase patéticas. Nesta lista procura-se saber quais as piores sequelas jamais realizadas. Interessante proposta. A lista começa numa contagem decrescente (10 para 1). Começo a ver os títulos obviamente dispensáveis: "American Pie", "Batman and Robin", "Crank 2: High Voltage" e outras sequelas igualmente medíocres. Eis quando, finalmente levo o cursor do rato até ao 1º lugar da lista (supostamente a "pior sequela de sempre") e constato que é... "O Padrinho III" de Francis Ford Coppola!
E qual o argumento invocado? Apenas um: Sofia Coppola (e por acréscimo, George Hamilton, que substituiu Robert Duvall). Claro que a filha do realizador teve uma má prestação (a primeira da sua vida) no filme, mas é razão suficiente para classificar negativamente a terceira parte da saga da família Corleone. Claro que não. Apesar de "O Padrinho III" ser o filme mais fraco da trilogia de Coppola, mantém, ainda assim, grandes atributos e fecha, com chave de ouro, a trilogia. E nem o óbvio erro de casting de Sofia Coppola mancha a qualidade do filme (e é até infame ver este título de Coppola misturado com sub-produtos comerciais como "American Pie").

6 comentários:

Hugo disse...

Você citou bem, este erro nas escalação de Sofia Coppola e Georger Hamilton não tira os méritos deste boa e digna finalização da trilogia de Coppola.

Abraço

Vasco disse...

O American Pie I e III são de chorar a rir e são criativos(se são um upgrade dos porkys? talvez.. e daí?). São géneros diferentes.

Anónimo disse...

subscrevo inteiramente

Erzsébet disse...

Às vezes, creio eu, aqueles que trabalham com listagem tendem a colocar um item, geralmente o primeiro lugar, que causam polémica e discordia, justamente pelo fator surpresa. Até o 2º lugar do ranking foi mto obvio, creio que nem a propria pessoa que fez a lista deva concordar com o que postou, Godfather é uma obra incontestavelmente maravilhosa - toda a trilogia.

ArmPauloFerreira disse...

Adoro também bastante o Padrinho 3... e vê-lo a figurar nessa lista só dá vontade de fugir dela.
tanto filme mau e tanta má sequela e havima de tocar neste bom filme. Aliás quem nos dera que muitas sequelas tivessem ao menos o grande nível e focagem de objectivos como o Padrinho 3 tem.
Isto é uma perda de tempo mesmo.

manuel margarido disse...

Acrescento: A toda a sequência dramática dos Padrinhos I e II, o terceiro é a conclusão perfeita, porque revela e resolve a tragédia latente nos primeiros. Nesse sentido é um filme operativo (e operático também) quase absoluto, até nas imperfeições. A Sofia Copolla foi um erro de casting? Talvez. Mas ninguém lhe tira a ela e ao Andy Garcia a mais extraordinária - e de novo trágica - cena de amor que me lembro: quando um homem e uma mulher (primos, a endogamia e o pecado) se unem através dos dedos que enrolam pedaços de massa italiana. Indescritivelmente belo.