segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coppola e a "lavagem cerebral"


Francis F. Coppola sempre se assumiu, ao longo da sua já longa carreira, como um orgulhoso outsider face ao sistema de Hollywood, ainda que, de alguma forma e nalgum momento, tenha feito parte dele (como quando esse sistema lhe financiou alguns dos seus filmes).
Por isso Coppola criou a sua própria produtora independente, a Zoetrope, apesar de ter ido à falência após o fracasso comercial (mas não artístico) decorrente do filme “Do Fundo do Coração” (1982).
Há tempos o autor da trilogia “O Padrinho” deu mais uma aferroada ao dizer que Hollywood não tem feito mais do que uma “lavagem cerebral” aos espectadores, com filmes que são todos idênticos, que não ousam nem arriscam, não trazem ideias novas e originais. Tirando algum exagero nesta crítica, Coppola não deixa de mexer na ferida com o que diz. Foi por isso que o seu último filme, "Tetro", foi realizado com o seu próprio dinheiro e num registo estético independente.
Pensando bem, pegando na expressão de Coppola, "lavagem cerebral no cinema" seria um promissor e interessante tema para um dissertação académica...

2 comentários:

My One Thousand Movies disse...

Concordo plenamente. Hollywood está a acabar com o cinema...

João Paulo Levezinho disse...

Mas quem é que no seu perfeito juizo vê filmes de Hollywood ou blockbusters??? Viva o Cinema antigo e o Europeu...