quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fotografias de decadência urbana


Chama-se "Urban Ghosts" e o título não poderia ser mais apropriado.
Trata-se de um site cujo objectivo é revelar o lado mais decadente e ignóbil das cidades modernas: edifícios e lugares completamente abandonados, à mercê da intempérie, da degradação paulatina e do total esquecimento colectivo. Lugares que outrora tiveram dinamismo e actividade, mas que agora já nem a memória preservam.
São espaços fantasmas, arquitectura morta, cemitérios de tempos idos: hospitais, cinemas, fábricas, edifícios públicos e privados, bairros inteiros, estações de metro, túneis, hotéis, estradas, teatros, igrejas, jardins, escolas, etc. A decadência urbana exposta sem espinhas com magníficas fotografias que denunciam a morte lenta da nossa sociedade.


4 comentários:

cão sem raiva disse...

Ene lugares assim neste estado, aqui onde a terra acaba e o mar começa...

Alexander Sweden disse...

Considero a degradação urbana a arte espontânea por excelência, transmitindo um sentimento de solidão que faz recordar o quão efémero é este mundo em que vivemos. Para quem aprecia este tipo de cenários aconselho vivamente uma visita aos subúrbios, e não só, de Berlim que fazem arrepiar até o mais insensível dos humanos.

analima disse...

Por razões profissionais gostei de conhecer este site. Por cá (pelo menos Lisboa e Porto) existem vários blogues com imagens deste tipo. Com a devida ressalva relativamente à qualidade das fotografias, eu tenho umas de Lisboa para a troca.

eugénia araújo disse...

decadência e solidão são mesmo as palavras adequadas. muito bonito