quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sitges 2010


Quem goste de cinema e tiver férias em Outubro e esteja a pensar passar uns dias em Barcelona, eis uma óptima sugestão: assistir à 43ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges (Catalunha), que decorre entre 7 e 17 de Outubro.
Para além de ser um dos mais prestigiados festivais do mundo no domínio do fantástico e do terror, Sitges 2010 vai contar com uma programação muito interessante: aproveitando o 30º aniversário da estreia do clássico "The Shining", a organização vai prestar uma especial homenagem a esta obra-prima de Stanley Kubrick, com documentários, conferências e outras iniciativas paralelas (o cartaz do festival é inspirado na célebre imagem das inquietantes gémeas do Overlook Hotel). O filme de Kubrick vai ser exibido num cópia digital e com mais 30 minutos de metragem do que a versão conhecida.
O festival vai também recordar os 25 anos da trilogia "Back to the Future" e os 50 anos de outro filme de terror seminal: "Psycho" de Alfred Hitchcock. Só estas razões seriam suficientes para fazer já as malas...

2 comentários:

Rui Resende disse...

Curioso que celebrem os 30 anos do Shining. há 2 anos estive no festival e aí (2008) celebraram os 40 anos do 2001, Odisseia no espaço. Embora já fuja um pouco deste tópico fizeste-me lembrar um clip que víamos nesse festival antes de todos os filmes, em que um antigo colaborador do Kubrick descrevia como os seus sentimentos em relação ao filme evoluem cada vez que se volta a vê-lo. Acho que está muito bom o clip:

http://www.youtube.com/watch?v=Gx7PEMpO1i8

este é uma outra versão do clip com vários intervenientes:

http://www.youtube.com/watch?v=ZFBNWTVOj_M

sitges é um bom festival, pode ver-se cinema e passar-se uns bons dias por lá

Anónimo disse...

Nunca uses a palavra 'prestigiado', pá! É daqueles lugares comuns mortíferos...