domingo, 25 de julho de 2010

As curtas-metragens de David Lynch


David Lynch é, por excelência, o mestre do cinema bizarro e o responsável por algumas das mais ousadas cinematografias contemporâneas.
Autor de obras tão marcantes como “Eraserhead”, “O Homem Elefante”, “Um Coração Selvagem”, “Lost Highway”, “Mulholland Drive”, ou "Inland Empire", Lynch tem marcado a história do cinema com propostas visuais tão perturbantes quanto enigmáticas. A sua visão estética baseia-se num aturado sentido surrealista e perverso da realidade, em que o lado negro, o sonho, a violência e o amor grotesco se encadeiam de forma sublime. Mas isto já todos sabem (ou quase).
O que talvez nem todos saibam é que David Lynch começou por fazer filmes logo após ter concluído o curso de cinema, com a realização de diversas curtas-metragens que já continham todos os ingredientes futuros da sua arte visual, assim como os temas essenciais da sua obra. “The Grandmother”, por exemplo, de 1970, é uma curta-metragem que mais parece saída de uma tela de Francis Bacon. Uma experiência audiovisual inquietante e macabra (misto de imagem real e animação e no qual o som tem um papel criativo preponderante) e que se refere ao início de carreira de um autor maior do cinema contemporâneo (ainda antes do marcante "Eraserhead").
Quem estiver interessado pode comprar (como eu fiz) o DVD (com outras 3 curtas-metragens do mesmo período) "The Short Films of David Lynch" na Amazon.
Já agora, um excerto:

4 comentários:

DiogoF. disse...

A ver se arranjo essa p´´erola

Rui Gonçalves disse...

Não fazia a mínima ideia da existência destas curtas-metragens. Um território a explorar...

::Andre:: disse...

Um dos meus realizadores preferidos, so nao vejo mais porque ja vi tudo. E li, o Peixe.

Diogo, por aqui tambem est´´a assim. Ser´´a virus?

Rogério disse...

Baixar o Documentário - Os Curtas de David Lynch - http://goo.gl/J8X4K