sábado, 17 de julho de 2010

Um Chaplin desconhecido


Esta imagem pertence a um filme que se julgava perdido de Charlie Chaplin. Tem por título "A Thief Catcher", é uma curta-metragem de apenas 10 minutos e data de 1914. Nem os historiadores e biógrafos da obra do comediante inglês sabiam da sua existência. E como surgiu só agora ao mundo esta revelação?
Segundo o jornal Telegraph, um historiador de cinema norte-americano, de nome Paul Gierucki, comprou uma caixa com velhos filmes da Keystone numa feira de antiguidades de Michigan. O dito historiador julgava que se tratavam de filmes vulgares e já conhecidos da série de comédia burlesca "Keystone Cops" (muito popular no período do cinema mudo). Por isso só ao fim de alguns meses é que Paul Gierucki visionou as velharias, quando se surpreendeu ao ver Charlie Chaplin num filme que nunca constou da sua filmografia oficial.
Há dias de sorte...

3 comentários:

Ricardo disse...

Vi a notícia na tv. O filme deve valer agora uma pequena fortuna.

Álvaro Martins disse...

Sem dúvida Victor, há dias de sorte eheh

Spark disse...

Sabia que ele tinha entrado na série "Keystone Cops", mas n tenho a certeza se chegou a representar mais do que um episódio. É porreiro saber que ainda é possivel encontrar estas preciosidades. :) Excelente notícia.

Abraço