terça-feira, 7 de setembro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 2: Robert Bresson e "Genesis"


A HISTÓRIA: Em 1963, o cineasta francês Robert Bresson (na imagem) convenceu o produtor italiano Dino de Laurentis a financiar o seu próximo projecto: "Genesis" (com base no respectivo livro da Bíblia). Adaptar o livro do Génesis era um dos sonhos mais ambiciosos do realizador.
A rodagem do filme começou em 1963 em Roma, mas as coisas não correram bem logo desde a primeira semana de trabalho. Dino de Laurentis passava o tempo no set de filmagens, intrometendo-se em todas as cenas filmadas por Bresson. Chegou, inclusive, a interferir em decisões de ordem artística, nas quais não era suposto ter voz activa.
CONCLUSÃO: Cansado da perseguição do produtor italiano, Robert Bresson chateou-se e desistiu do projecto. Depois passou as duas décadas seguintes a tentar levar por diante o seu filme "Genesis" através dos seus próprios meios. Em vão. Bresson encontrou sempre pela frente incompreensão e dificuldades financeiras.
Na primeira e única semana em que se rodou "Genesis", restam algumas sequências filmadas que nunca foram vistas pelo público. Calcula-se que essas sequências estejam esquecidas nalguma caixa forte do produtor italiano. Robert Bresson morreu em 1999 sem ter conseguido concretizar o seu projecto.
Dino de Laurentis ainda é vivo - tem 91 anos.

Sem comentários: