sábado, 18 de setembro de 2010

A música (e a doença) de Mick Karn


Li no Ípsilon (Público) que o músico Mick Karn sofre de um cancro avançado e não tem condições financeiras para fazer face aos tratamentos. Com apenas 52 anos, o fantástico baixista das míticas bandas Japan (com David Sylvian), Dali's Car e Rain Tree Crow, tem tido a ajuda de vários músicos que deram concertos cujos proveitos económicos reverteram para o combate à sua doença.
Mick Karn sempre me impressionou pela sua técnica instrumental única, capaz de extrair do baixo as linhas melódicas mais originais e improváveis.
Apesar da importância dos grupos a que pertenceu, Karn fez um disco a solo que me marcou profundamente - "Dreams of Reason Produce Monsters" (1987). Um disco em que ainda se notavam os resquícios da pop New Wave sofisticada dos Japan, mas com salpicos neo-clássicos e canções de fino recorte estético. Um disco repleto de fabulosas canções. É o caso desta espantosa composição "Answer", tema viciante que fecha o disco referido. É preciso ouvi-lo até ao fim para assimilar toda a criatividade de Mick Karn.
Agora, só desejo rápidas melhoras para que este talentoso músico possa fazer mais música como esta.


5 comentários:

Professora Carla Fernanda disse...

Boa noite! Muito triste! Linda música! Acontece, às vezes, de muitos artistas sofrerem bastante, e só serem devidamente reconhecidos após a morte, infelizmente.
Carla Fenanda

Anónimo disse...

estás a ver, este seria um bom post. mas depois, lá está, não resistes ao cliché mortífero do "talentoso músico" . É uma atracção fatal!

Anónimo disse...

mas pelo menos já começas a citar as fontes (esta também era muito óbvia, fizeste bem)

Luis Baptista disse...

Parece que as coisas se encaminham para melhor, houe reunião de fundos, está em Londres em tratamentos e a melhor noticía é que está com fôlego para um novo disco e com quem, claro o amigo Peter Murphy, que assim caminham para um 2º trabalho Dalis Car, para já agendada uma semana de trabalho em Londres.

JG disse...

Boas Luis, cheguei aqui por linkagem à procura de notícias sobre o estado actual do mestre. O que quero apontar é que o Murphy não é, de todo, um amigo. Aliás, foi ele que provocou a ruptura nos DC deixando o Karn a finalizar sózinho esse disco.
Virá agora ajudá-lo ou em busca de self-promotion?
Quanto ao mick Karn, enfim (e repondendo ao anónimo), não há adjectivos. É simplesmente um génio.