sexta-feira, 3 de Setembro de 2010

Música de anúncios publicitários

A música sempre foi um aliado imprescindível para ajudar na mensagem publicitária televisiva. Uma má escolha musical para um bom produto comercial, não terá grande sucesso. Uma excelente selecção musical para um produto desinteressante, poderá ajudar nas vendas. Os técnicos de (neuro)marketing e de publicidade sabem isto melhor do que ninguém. O consumidor pode ser indiferente à proposta comercial do produto, mas se gostar da música, poderá, subliminarmente, ser levado à sua aquisição.
Algumas músicas funcionam tão bem que o consumidor basta ouvi-la na rádio para a identificar imediatamente com o produto associado (as operadoras de telemóveis, por exemplo). O contrário também se pode verificar: o consumidor desligar a televisão (ou mudar de canal) assim que surge um anúncio cuja música detesta.
Por conseguinte: quer saber qual a música que acompanha um famoso anúncio publicitário da televisão? Aquela música do spot do BMW X1? Do Santander Totta? Do Shampô Pantene? Do perfume Gucci? Da iogurte da marca x e da bebida y?
Se quer conhecer as músicas (e respectivos álbuns, artistas, videoclips, agências de publicidade associadas, etc) que acompanham estes anúncios de televisão, entre outros elementos, o melhor é descobrir estes dois blogues e colocá-los desde já nos favoritos: Aquela Música do Anúncio... e Música de Anúncios.
São dois blogues concorrenciais, mas cada um com basta informação sobre a matéria. Uma rápida passagem por estes sítios é suficiente para ficarmos surpreendidos com determinadas escolhas. Há para todos os gostos: música clássica, rock alternativo, electrónica, pop comercial, adaptações, covers, etc.
PS - Em Março escrevi sobre a música do Nissan Qashqai.

1 comentário:

Rui Resende disse...

isto faz-me lembrar o Vitorino d'Almeida, quando uma vez disse que às vezes vê um anúncio publicitário e quando chega ao fim dá vontade é de ir comprar o disco com a música e não o produto a ser publicitado.