segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 5: Kubrick e "Napoleão"


A HISTÓRIA: Stanley Kubrick era totalmente fascinado pela figura histórica de Napoleão Bonaparte. Em 1968 decidiu que o seu próximo projecto seria uma grande biografia do imperador. Para tal, reuniu, na sua colecção privada, durante muitos anos, 20 mil imagens, quinhentos livros e até dados sobre o tempo que fazia no dia da batalha de Waterloo (cortesia da NASA).
O realizador falou com Jack Nicholson para interpretar Napoleão e o projecto esteve quase para arrancar - depois de anos de atrasos - através do estúdio Metro Goldwyn Mayer. Dado o extremo perfeccionismo maníaco de Kubrick nas filmagens dos seus filmes, os produtores assustaram-se perante tamanha magnitude do projecto: Kubrick dizia que queria 50 a 70 mil figurantes para os exércitos e 50 personagens históricas, principais e secundárias, em cena.
CONCLUSÃO: o orçamento para filmar este ambicioso filme de Kubrick nunca foi concretizado. Porém, ficou para a posteridade um esboço de argumento com 70 páginas que poderá resultar numa mini-série, realizada para a televisão, por Steven Spielberg.
Nota: o tema do filme "Napoleão" que Kubrick nunca realizou resultou num livro editado pela Taschen - "The Greatest Movie Never Made".

2 comentários:

disse...

Spielberg, outra vez?

Não lhe bastou estragar o "Inteligência Artificial"?

http://cinemaaokubrick.blogspot.com/

O Homem Que Sabia Demasiado disse...

Gostei do filme do Spielberg. Nunca saberemos como seria se fosse realizado por Kubrick.