segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"48" - Um documentário inovador


É um dos mais inovadores documentários portugueses que me recordo de ver em muito tempo. E se nem sempre a inovação acarreta originalidade, este não é o caso. Não admira que já tenha ganho vários prémios em festivais de cinema (venceu, por exemplo, o Prémio "Opus Bonum" para Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional do Filme Documentário de Jihlava, na República Checa).
Refiro-me ao filme "48" da realizadora Susana Sousa Dias. Um documentário que aborda a tortura sobre prisioneiros (homens e mulheres) durante o Estado Novo em Portugal. Histórias muito sofridas de tortura e mutilação, de sobrevivência e tenacidade, de terror e angústia. A forma como Susana Sousa Dias revela estas histórias é deveras original: a partir das fotografias de arquivo que a PIDE tirava aos prisioneiros, a realizadora mostra essas mesmas fotografias sob diferentes ângulos. Ao mesmo tempo, ouve-se uma voz que relata a terrível experiência por que passou como preso político. Essa voz pertence à pessoa que surge na fotografia (nunca lhe vemos o rosto actual). É a voz do sobrevivente que é confrontado com as memórias das suas privações, olhando directamente para a sua própria fotografia - a imagem do passado com a voz do presente.
"48" dura mais de uma hora e meia e é construído a partir de uma narrativa visual minimalista, conceptual, de conteúdo psicológico pesado, sem música, sem efeitos especiais, com uma montagem lenta (à base de "fade in" e "fade out") que abre espaço à reflexão do espectador.
"48" é mais do que um mero filme. É uma experiência sensorial que inventa uma nova forma de contar os testemunhos da história, rejeitando a linguagem formal habitual do documentário.
Uma enorme revelação, portanto.
PS - Julgo que ainda não estreou em sala. Eu vi este filme, em sala de cinema, nos Encontros Cinematográficos do TMG.



Nota: este curto excerto do filme não revela, verdadeiramente, a dimensão estética e visual de toda a obra.

2 comentários:

Anónimo disse...

EmarDuerm
[url=http://healthplusrx.com/hair-loss]hair loss[/url]
Bokeesorahoff

Alexandre Batista disse...

É um excelente documentário, vi-o no IndieLisboa de 2009, espero que passe para o circuito comercial.